Quando o ano novo chegar (2023)...

Quando o ano novo chegar (2023)...

Ocêis sabem aqueles planos que fazemos todo recomeço de ano? Viajar, emagrecer e ganhar na loteria? Esqueçam todos eles. Tenhos alguns desejos diferentes e sinceros para compartilhar cocêis. Espero que se identifiquem.

No próximo ano, 2023, ah, como todos dizem e esperam, eu tamém, vida nova, uai. Putz já são mais de 60 vidas novas, mas parece que tá tudu du mesmo jeito ué. Ou pior. Mas memu assim tô inquieto e mais decididu desta veiz. Vou, sem pestanejar minhas apostas fazer, desta veiz prometo cumprir as promessas de antanho de seguir uma vida saudável, trabaiá menos e seguir os conselhos do malandro urbano Zeca Pagodinhu (deixar a vida me levar para onde ela quiser, oi leva eu. Espero a minha veiz chegar. Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu). Será mesmo?

Quando o ano novo chegar, 2023, quero programar, fazer tudo diferente: reinventar-me, dar vazão a outro que vive escondido dentro de mim, ser diferente comigo e com os outros.

Quando o ano novo chegar, quero conhecer pessoas incríveis. Daquelas que, como no final deste ano, vou agradecer por acaso ou destino, entrarem na minha vida. O objetivo é no final de 2023, desejar feliz ano novo para os novos amigos que entraram na minha vida.

Quando o ano novo chegar quero aprender a cozinhar as comidas da minha avó. E da minha mãe. A vida é muito curta para deixar certas tradições passarem. Precisamos aproveitar tudo que temos no “agora” e neste “momento”. Sempre prometo mas acabo esquecendo-me.

Quando o ano novo chegar quero aprender a tocar violão e saxsofone. Pelo simples fato de não saber nenhum instrumento e gostar tanto de música.

Quando o ano novo chegar quero ler mais livros, assistir mais filmes, ouvir mais músicas. Não permitir que momentos prazerosos de cultura passem por mim sem que eu os perceba. O objetivo maior é não cochilar na vigésima página de um livro incrível, ou desistir de escrever a partir do terceiro parágrafo. Tenho que me preparar neste mês natalino, primeiro festejando o antes e o depois do natal, uma academia devo procurar para me preparar pro ano vindouro.

Quando o ano novo chegar quero acreditar nas minhas vontades. Seja para começar um novo curso, aprender uma nova língua ou abandonar relações profissionais que não me agradam. Tirar os projetos dos papéis. Quanto às finanças, zerar as dívidas e não comprar nada que não esteja no pagamento à vista. Ficar com o carro velho sem preocupar com as novas tendências do mercado.

Quando o ano novo chegar quero cuidar mais da minha saúde. Não desmarcar médicos por causa de compromissos e não acreditar em dietas milagrosas. Aceitar o meu corpo do jeito que ele é, e continuar com os exercícios físicos e mentais. Dietas de “emagreça dez quilos em um mês” simplesmente não funcionam. Adeus para todas elas.

Ah, quando o ano novo chegar quero me apaixonar quantas vezes for necessário. Por coisas e pessoas. Permitir os reencontros. Dedicar mais tempo para a minha família. Dizer o quanto eu os amo com mais frequência. Dar mais espaço para as pessoas. Pegar a estrada quando meu coração não couber mais na cidade. Aproveitar os finais de semana para sentir o cheiro de mato ou de mar.

Ah, quando o ano novo chegar, quero ajudar uma nova instituição de caridade. Quando o meu cabelo estiver enorme, doar para quem precisa. Quando o ano novo chegar, vou, ao contrário destes anos todos, não prolongar minha presença na vida de pessoas que não fazem tamanha questão de me ter por perto. Vou saber a hora de ir embora e não se magoar. Não devemos exigir o amor de ninguém. As pessoas não são obrigadas a nos amar. Muito menos a gente, de ficar fazendo papel de coadjuvante na vida delas.

Ah, quando o ano novo chegar não vou fazer a promessa de “parar de beber refrigerante”. Beber refrigerante sempre que eu sentir vontade. Idem para o chocolate. Chopp. Continuar minha fisioterapia. Parar de colocar a culpa dos meus medos e aflições nos meus desafetos ou no cansaço.

Ah, quando o ano novo chegar agora quero viver a vida que EU quero e não a vida que as pessoas esperam que eu tenha. Esse é o desejo mais difícil. Mesmo assim, vamos tentar? Só vou pintar o cabelo se aparecerem fios brancos. Acreditar quando as pessoas dizem “seu cabelo é lindo natural”.

Ah, se vou, quando o ano novo chegar ouvir as críticas e a aceitar os elogios. Entender que amadurecimento é só uma questão de tempo. Ir com calma e levantar quantas vezes for preciso. E principalmente: não recusar se alguém estender a mão quando eu estiver no chão. Agradecer. Gratidão. Ver no horizonte o céu e as estrelas, o sol, a lua, sentir o calor e o frio, a chuva chegando sem perder a esperança, jamais!

Quando o ano novo chegar.....

Extrema, 21/12/22.

1000ton

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 21/12/2022
Código do texto: T7676867
Classificação de conteúdo: seguro