O substituto

Olhei estupefato ontem; os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental abraçarem e despedirem da professora Ana Maria!

Olhos rasos d'água; eu só observava!

Eu era só o estagiário da sala.

Tanto carinho! Meu sabiam eles o que lhe esperavam nas escolas estaduais.

Alguns alunos tão fabulosos! Vou sentir falta deles!

Enquanto eu leciono em uma escola estadual para o 1° Ano do Ensino Médio!

Entrei substituindo uma licença maternidade.

Para ser bem sincero; tentei todos os artifícios para ensinar Língua Portuguesa!

Quando estava na lousa, me virava: um, dois no máximo copiando. Quando terminava, logo entrava com a explicação; ninguém prestava a atenção em mim, parecia até que era invisível.

Insubordinação! Lascívia gratuita, gestos feios, risos, escárnio,celular nas mãos no lugar dos livros!

Todavia, eu segui firme! Por dentro era só caos! Me pegava perguntando: " o quê estou fazendo aqui; Meu Deus!!!

Semana passada foi meu último dia na sala do 1° Ano EMTI, que constava na lista 18 alunos; dos quais um sempre sumia nos corredores! Outro gritando na janela os pedestres nas calçadas.

Outra fazia só dormir! Quando alguém me notava e entedia alguma coisa, dizia para mim mesmo:

- Valeu à pena!

Mas; fora meu último dia no Ensino Médio!

Não recebi nenhum abraço! Ficou na lembrança só os rostos de cada um!

Nem pude me despedir! E de fato nem quiseram...

Ser professor é a profissão mais linda; embora solitária e ingrata às vezes...

Escreveritus
Enviado por Escreveritus em 21/12/2022
Reeditado em 21/12/2022
Código do texto: T7677136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.