VIVER PARA CRER OU CRER PARA VIVER?

Existem momentos que eu paro e fico perguntando para o meu consciente o porque das coisas. É interessante que todas as coisas vão ganhando significado através das perguntas. O que nos move não são as respostas, mas sim, as perguntas, ou melhor, o mais importante são as perguntas e não as respostas. Às vezes, nos perguntamos de onde viemos? e para qual lugar vamos? onde está Deus diante de tanta violência? Por que Ele não evita as catástrofes? Qual a razão para uma criança que nunca cometeu erros se quer, sofrer tanto? Isso nos causa angústia. Queremos sempre a explicação de tudo e para tudo. O curioso, que não nos perguntamos, por que o sortudo ganhou na mega sena acumulada? Por que o jogador não se angustia por ganhar tantos títulos seguidos? Alguém já reclamou com Deus por ter nascido com um talento, com um dom? Não. Realmente ninguém se preocupa em explicar o BEM. Nos preocupamos com o MAL, basta ver nos telejornais "sensacionalistas" que fica a impressão de que o município, o estado, o país e o mundo está infestado pelo mal. Está tudo errado!!! Para viver bem é preciso focar nas coisas certas, e não nas erradas. Thomas Edison, o inventor da lâmpada, fracassou mais de duas mil vezes até conseguir inventá-la, então perguntaram a ele porque ele errou tantas vezes, ele disse: "Eu não errei mais de duas mil vezes, só descobri duas mil maneiras de não fazer uma lâmpada".

O mal está aí para que nele se manifestem as obras de Deus. Deus não está do lado das coisas erradas e das pessoas que fazem o mal, e sim junto às coisas boas e pessoas que praticam o bem. No livro de Jó vai retratar: "Se aceitamos de Deus os bens, devemos aceitar também os males". Ao invés de ficarmos lamentando o mal, não seria mais conveniente louvar a Deus por tantas coisas boas que Ele nos deixou?

Quando rezamos queremos que a oração mude a realidade, a matéria ou o rumo dos fatos. Por que então, quando ocorre o terremoto, maremoto, tornado, muitos rezam mas não mudam a realidade de fato? Isso nos mostra que até Jesus antes de ser crucificado, saiu para orar no Jardim das Oliveiras, todavia a sua oração não eliminou o sofrimento físico e muito menos o livrou da morte. De fato, a oração muda a maneira de encarar as diversidades da vida, pois apesar da oração não trazer as coisas materiais e os entes queridos de volta, ela dá às pessoas uma sensação muito importante de não se sentirem sozinhas. O papel da fé não é nos livrar das dificuldades e dos obstáculos da vida, mas dar-nos forças para enfrentá-las e nos despertar para a ação. "A fé sem obras é morta" (Tg 2,17).

Logo, mesmo diante das coisas ruins, existem coisas boas que merecem ser celebradas. Há de se procurar o resgate do lado bom da vida.

Melquisedec Carlos Fardin
Enviado por Melquisedec Carlos Fardin em 22/12/2022
Reeditado em 13/01/2023
Código do texto: T7677749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.