VALE A PENA LER DE NOVO – (XXXI)
=======================

Projeto literário de Olavo Nascimento em apologia às reprises das novelas da Globo que, além de permitir as releituras de textos passados, abraça novos leitores. São textos publicados há tempos aqui no Recanto, cujas republicações serão escolhidas pelo autor considerando a boa aceitação e o grau de dificuldade nas inspirações. A previsão é reeditar um texto por semana. Desde já agradeço a sua visita e comentários.
=====================================================

 
 EU E A QUIMIOTERAPIA
Como fazer quimioterapia intravenosa ou injetável - ZenOnco.io
Um atributo ao Dr. Marcelo Campelo
Por Olavo Nascimento (23/12/2022)
=============================================
(UMA MENSAGEM DE OTIMISMO E FÉ PUBLICADA EM 01/01/2016). HOJE, APÓS DEZ ANOS DA MINHA CIRURGIA, A VIDA CONTINUA PRA MIM GRAÇAS A DEUS. TANTO CONTINUA QUE ME TROUXE A FELICIDADE DE MOSTRAR DE NOVO QUE A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO PODE VENCER MUITAS ADVERSIDADES. PENSEM NISTO E REAJAM SEMPRE.
======================================================

---------------------------------------
 No primeiro momento eu levei um susto. Aliás, foi o terceiro susto que eu levei após ter sido diagnosticado com o meu problema. Quando eu comecei a sentir certos sintomas no segundo semestre de 2011, nunca imaginei que as dores abdominais que me incomodavam, se relacionavam com um tumor maligno no intestino, como indicaram exames computadorizados e uma colonoscopia.
----------
 Com relação ao horrível diagnóstico, eu já o suspeitava em vista dos cuidados de parentes em conversas particulares com os médicos. Tanto é que não me surpreendi quando o Dr. Mauro me perguntou se ainda não tinha caído a minha ficha. A FICHA JÁ TINHA CAÍDO HÁ MUITO TEMPO.
----------
Apesar da preocupação e da ansiedade, o maior susto foi quando Dr. Mauro, o cirurgião, recomendou O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO para o meu caso, provavelmente por ter sido retirada, também, parte da minha bexiga que foi invadida pelo tumor. FIQUEI COMPLETAMENTE SEM CHÃO. Mas vejam como são as coisas e como as vezes a gente faz uma tempestade em copo d'água causada por ignorância, temor e depressão.
Após sofrer essa cirurgia muito complicada no dia 12 de abril de 2012 e que me obrigou a uma internação de 12 dias, incluindo 5 dias na UTI, eu voltei para casa com diversas recomendações médicas.
----------
Fui submetido a outra pequena cirurgia quase dois meses depois, para a colocação de um cateter no peito, a pedido do meu médico oncologista Dr. Marcelo Campelo. Em vista disso, após programação determinada pelo médico, eu comecei a aplicação de quimioterapia, introduzida através deste cateter, e que duraram seis horas. Esta medicação continuava em casa durante dois dias através de uma bolsa, que possuía uma bomba injetando na minha veia, 2 ml do remédio de 2 em 2 horas. Tratava-se de um tratamento muito lento, mas bem eficiente e necessário, segundo o médico.
----------
Essas aplicações de quimioterapia foram realizadas de 15 em 15 dias, que perfizeram um total de 12 seções no período de seis meses. Durante o tratamento tive que tomar certos cuidados com a minha imunidade que poderia baixar. Até abrir geladeira e beber algo gelado eu tive que evitar. Não poderia estar perto de aglomerações e de locais não bem asseados.
----------
Tudo isso poderia deixar muitas pessoas descrentes e pessimistas, mas não foi o meu caso. Logo depois da primeira aplicação na clínica, eu senti o clima de otimismo e solidariedade entre outros pacientes e fui na onda. Levei toda essa situação numa boa e com muita fé. Escutei também palavras amigas de pessoas importantes, identifiquei o alto grau de profissionalismo do médico e enfermeiros da clínica, bom astral das outras pessoas com o mesmo problema e fiquei cada vez mais animado com a minha recuperação.
----------
Hoje, após quase dois anos da minha cirurgia e um ano após o término da quimioterapia, sinto-me renascido para a vida. Voltei a trabalhar no meu ritmo e dirigir o meu caminho com alegria e nas graças do Nosso Pai Maior. Sei que ainda preciso tomar certos cuidados recomendados pelo Dr. Marcelo, como exames preventivos, consultas e limpeza do cateter uma vez por mês. Mas isso é o de menos pra quem confia na capacidade profissional de pessoas que tratam da sua saúde.
----------
O que eu penso de tudo isso é que nunca devemos pensar no pior numa situação crítica, mas encher os nossos corações de esperanças e as nossas mentes com sonhos realizáveis, mesmo que nos pareçam impossíveis.
----------
Pensem nisso e não desistam nunca. A vida só tem valor quando conquistamos algo com muita luta, esforço e determinação.
----------
MUITO OBRIGADO A TODOS DA CLÍNICA BAMBINA PELO TRATAMENTO QUE RECEBI E CONTINUO RECEBENDO DE VOCÊS.
MAS ANTES DO MEU GRANDE ABRAÇO QUE DEIXO AQUI, AINDA AFIRMO: "OS MEUS CABELOS NUNCA CAÍRAM COM O TRATAMENTO E NÃO AUMENTARAM A MINHA CALVÍCIE".
OLAVO NASCIMENTO - 29/03/2014

===========================================
PS EM 01/01/2016 - JÁ SE PASSARAM QUASE DOIS ANOS APÓS ESSE TEXTO E AINDA CONTINUO VIVO E COM ESPERANÇAS NA CURA TOTAL QUE SÓ SERÁ CONCRETIZADA APÓS CINCO ANOS DA CIRURGIA (ABRIL/2017). A FÉ É A MESMA E O TRABALHO CONTINUA COM MINHAS INSPIRAÇÕES DE TODO O SEMPRE.
----------
MORAL DA MINHA HISTÓRIA: NÃO ENTREGAR OS PONTOS, SEGUIR O TRATAMENTO MÉDICO, DESVIAR A MENTE DOS PROBLEMAS DE SAÚDE E LUTAR POR OBJETIVOS É FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA.
---------------------------------------------------------

============================================

Observações do autor:
Editado em 01/01/2016
Contém 201 leituras incluindo 19 comentários
=================================

==================================
Abraços.
==================================


Interações e comentários (meus agradecimentos):
 
24/12/2022 11:43 - lumah
C'Natal chegando
vivamos o presente
Jesus Menino amando
ser feliz e estar contente
------------------------------------------

 

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 23/12/2022
Reeditado em 25/12/2022
Código do texto: T7678567
Classificação de conteúdo: seguro