2023 - Qual mensagem você deixa para a humanidade?

“Quem sou eu pra deixar uma mensagem pra humanidade... não teria essa pretensão. Acho que se houver alguma, essa mensagem é o meu viver a vida, da maneira que escolhi, sem me deixar levar por ameaças, pressões ou seduções. Viver de acordo com a própria consciência pode trazer inúmeros problemas com as convenções e os convencionais. Mas é a melhor forma de se ter paz de espírito – mesmo depois das “tempestades” que frequentemente acontecem quando se modifica valores e comportamentos. Superadas as turbulências, vale demais a pena. ” (Eduardo Marinho)

“Ensinar é uma arte, acima de tudo, um dom divino. Aquele que o tem é abençoado por Deus, portanto, ensinem com amor. E pratique sempre o bem sem se importar com qualquer recompensa. Porque o Universo conspira sempre para todo aquele que vive na luz do bem. ” (Francisco Evandro de Oliveira)

“Ame a si mesmo, busque se autoconhecer e compreender. Tudo começa dentro da gente, e quando nos tornamos mais pacíficos levamos essa energia onde estivermos. Emane luz e ilumine onde estiver.” (Elza Ghetti Zerbatto)

“O conhecimento ainda se edifica a partir dos saberes e vivências. É preciso, com certa periodicidade, olhar em retrospectiva para o que a humanidade já experienciou. Temos momentos históricos notáveis e outros tantos que deveríamos ter aprendido a não reviver. Por isso, se faz diferencial atentar-se a determinados paradigmas. É preciso exercitar o respeito ao outro e a si mesmo. De nada vale acreditarmos que o mundo será melhor, se não nos movermos para isso. ” (Geraldo José Sant´Anna)

“Com amor, mais poesia e solidariedade ao próximo, podemos, sim, tornar o mundo em que vivemos muito melhor e menos desigual. ” (Helena Borges)

“Estude, precisamos estudar, precisamos buscar o conhecimento, porque as possibilidades estão aqui, não diria a nossas portas, mas em nossos dedos, em nosso olhar. ” (Chico Aafa)

““A paz do mundo começa em mim!”, esse lema precisa ser vivido por cada um de nós. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a crescer em consciência, mais a sociedade em geral evolui. Felicidade atrai felicidade. Consciência atrai consciência. Paz atrai paz. ” (Cristhiane Ferreguett)

“Não sei muito bem. Só quero que as pessoas aprendam a olhar para si com amor e aceitação. Depois, quero que elas aprendam a se desapegar do egóico para voltarem-se ao coletivo, ao mundo e à natureza. O processo da paz é longo, passa pelo olhar interno, depois para o externo (o outro) e depois para a natureza. Precisamos ser harmônicos e tocar a mesma canção, cada um com suas notas. ” (Jéssica Iancoski)

“Que a humanidade reveja todo o conceito de que é um ser evoluído, ou um ser em evolução, o que valerá a pena no fim! O amor é o mais importante. ” (Dalva Martins Frahlich)

“Diante desses tempos mundiais tão conturbados, acredito que a melhor mensagem, muito atual por sinal, é a do Prêmio Nobel da Paz de 1984, Desmond Tutu, um dos símbolos mais importantes da luta contra o Apartheid na África do Sul, que assim disse, à época: “se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”. Penso que essa afirmação leva a uma reflexão muito importante, que deve ser feita diariamente, para que não percamos de vista a necessidade de estarmos sempre atentos na defesa das maiorias ‘minorizadas’ e injustiçadas pelo sistema capitalista. ” (Nic Cardeal)

“Somos unos e diversos. Isso nos fazem seres que pensam e agem para a construção de um mundo cada vez mais igualitário e justo, no qual a paz reinará de forma que todos se entenderão quanto à preservação da natureza, o respeito às diferenças, o bem-estar comum, a aceitação das manifestações artísticas e religiosas, etc. Cultuemos a paz e sejamos felizes e plenos! ” (Rita Queiroz)

“Seja um instrumento de Amor no mundo. Onde houver medo, leve esperança. Onde houver ódio, leve o amor. Onde houver trevas, leve a Luz. Esse é o propósito da sua vida. ” (Melissa Tobias)

“Não sei se para a humanidade – confesso que não me acho digno de tamanha responsabilidade – mas, sobretudo, para mim e para aqueles que quiserem ouvir: amar. Amar e dialogar. Dialogar e resistir. Resistir e lutar. São esses os verbos que precisamos colocar em prática todos os dias. Essa é a mensagem que gostaria de deixar. ” (Daniel Rodas)

“Menos ódio, guerra e mais amor, mais escuta e abertura para o diferente. Batalhas vão existir, faz parte da vida. Mas que a nossa luta pessoal leve sempre em consideração o outro e a comunidade. Repensar o coletivo e sair da nossa bolha é urgente. ” (Mônica Bittencourt)

“Que acreditem na ciência e que cuidem bem de suas crianças. ” (Maria Ester)

“Respeitar o próximo como a ti mesmo. Respeitar não tem nada a ver com aceitar, deveria ser apenas o princípio básico de uma consciência que, de fato, reflete e vive dentro de um coletivo. ” (Márwio Câmara)

“Não apenas acredito no infinito potencial transformador humano, mas sei dessa certeza. Olhando o mundo, observando à minha volta, do outro lado do planeta vejo essa transformação. Vejo pessoas e grupos tomando parte nesse processo de mudar, de modificar a sua realidade outrora ruim, em melhor. É só ligar a Tv, o rádio (quem ouve rádio?), ler um jornal (????), um site, as redes sociais estão cheias disso. O mundo tem exemplos dessas mudanças, dessa transformação que, pra ser eficiente, deve começar em mim, dentro de mim. Mudar meu olhar, minha percepção, meus sentimentos em relação ao outro à minha volta. Não é fácil e muito menos acontece ao nascer do sol. Começa em aceitar aos poucos a nossa condição de agentes de transformação mudando coisas que não mais queremos para nós. Questionando nossas atitudes, ações, pensamentos. Não nascemos preconceituosos, já disse alguém. Isso é construído a cada dia. Dentro de casa, na escola, na igreja, no clube, na rua. Se aceito isso, da mesma forma posso aceitar o contrário e propor mudanças. Mahatma Gandhi em certo dia se incomodou com a situação das pessoas em seu país. Martin Luther King viu-se incomodado com a situação das pessoas pretas em seu país. Francisco de Assis percebeu a condição humana do seu tempo. José Datrino, o profeta Gentileza tocou na sensibilidade das pessoas de uma maneira criativa e espalhou uma mensagem forte. Exemplos existem aos montes. Alguns estão em livros, cinema, Tv, ou mesmo no anonimato das ruas. Pode ser você! ” (Emmerson Kran)

“Deixo uma mensagem de agradecimento a todos os que contribuem nesse projeto, especialmente a você, Dhiogo Caetano, pela iniciativa e pela gentileza do convite. É bastante interessante o modo como você expõe essa última pergunta: uma contribuição para a humanidade. Sempre pensei que ao desempenharmos bem a função que nos é confiada, seja em que circunstância histórica ou geográfica nos encontrarmos, estaremos contribuindo com a humanidade toda. Que esforços como esses sirvam de inspiração a tantas outras iniciativas que serão despertas. Que a cultura da paz, que não cala o clamor dos que clamam por justiça, supere todo ódio, instaure o respeito e a colaboração entre todos. ” (José Reinaldo F. Martins Filho)

“A mensagem que deixo é que apesar da vida parecer ser feita para dar errado, que sejamos “como um girassol de costas pro escuro e de frente pra luz”, como diz parte da letra da canção Girassol, de Priscilla Alcantara. Além disso, que a prática da empatia seja rotina em nosso cotidiano. Tenhamos coragem, fé e amor para passar dias atuais tão difíceis. E não nos deixemos envaidecer pela soberba do Capitalismo onde o dinheiro é o câmbio de valor. Pratiquem as revoluções verdadeiras: o amor, a paz e justiça. Por fim, sejam o eu-lírico presente nas letras das boas canções e poesias. ” (Elpides Carvalho)

“Não tenho a pretensão de deixar uma mensagem à humanidade até porque não acredito que ela mudará de atitude por causa do que dissermos ou deixarmos de dizer. O que eu posso deixar aqui é um alerta de que todos somos responsáveis pelos nossos atos. Depende das próprias pessoas e de suas atitudes determinar se a humanidade terá um futuro ou não. Seja a cultura de paz, seja a preservação do meio ambiente, a preservação da democracia, a justiça social, tudo depende de nós. Enquanto as pessoas se interessarem mais pelas fofocas do Big Brother Brasil do que pela política, pela ecologia, enfim, pelo outro, não creio que teremos grandes mudanças. ” (Aldo Bizzocchi)

“Humildade, honestidade e seriedade sempre! ” (Nicholas Barhtras)

“Deixo um poema de minha autoria: ALÉM DAS TREVAS

A poesia que está oculta

no âmago da rosa

ao tocar a nossa alma

desarma letais armas

(ódio, vingança, rancor)

porque a beleza comove

e suavemente remove

as trevas do coração.” (Isabel Furini)

“Acredite no potencial do Ser Humano. Estamos aqui para cumprir o nosso propósito de vida e divino, com fé e gratidão, sabendo que o melhor vai se manifestar para os que buscam compreender o verdadeiro significado da vida. ” (Fábio Dantas)

“Somos todos irmãos e precisamos uns dos outros. Somente seremos saudáveis e felizes se estendermos nossas mãos para encontrar todas as outras mãos a nos apoiar em solidariedade. A paz mora em mim e em você. Que a paz seja nossa razão de existir. Paz e bem. ” (Jania Souza)

“Honestamente não conheço a fundo a cultura de paz, mas me parece uma excelente forma de controle não só da violência, mas também dessa onda de hostilidade entre as pessoas que parece que tomou conta de várias partes do mundo atualmente. ” (Otávio Oliveira)

“Não somos uma ilha. Somos seres de convívio, sociais, precisamos do outro para nós legitimar, enquanto pessoa. Habitamos a mesma casa, dividindo e influenciando o meio, assim, cuidar do outro é cuidar de nós. ” (Lin Quintino)

“Trate o semelhante como gostaria de ser tratado. O amor é o antídoto que cura tudo. ” (Dionisio Neto)

“Somos humanos, portanto o normal e razoável é que sejamos defensores dos direitos humanos, dos direitos civis, da inclusão social, do estado de direito e de bem-estar para todos. ” (Afonso Guerra-Baião)

“Que sejamos mais amáveis com as pessoas, que tenhamos mais amor, e que façamos somente o que é correto, crescer sem pisar em ninguém, respeitar os limites do próximo. Ser pacificador, acima de tudo um bom cidadão cumpridor de seus deveres, zelar pela igualdade das pessoas, e buscar o conhecimento incansavelmente, para obter o sucesso tão desejado por muitos. Mas sem a humildade, nenhum ser humano conseguirá se realizar. ” (Léa Lu)

“Melhoremos. Deixemos de lado os preconceitos, não nos conformemos com as injustiças, busquemos nos melhorar em termos humanitários, estendamos a mão para quem precisa de uma oportunidade, e ajamos de maneira a construir um amanhã melhor, que é o que esperam de nós os nossos descendentes. ” (Atilio Bari)

“A minha mensagem para humanidade é que somos nós o problema e a solução para as nossas aflições para as nossas guerras e violências. Acredito firmemente que encontraremos o nosso instinto de coletividade de socialização e da Paz. (Re)conhecendo-nos uns nos outros e nas diferenças que nos constituem, com alteridade e construindo cada vez mais uma sociedade de paz, com o meio ambiente, de paz entre as pessoas, de paz entre todas as formas de relação e de vida. Trago comigo a esperança de que conseguiremos ainda um dia vivermos numa sociedade de paz com a cultura de paz não só Brasil, mas no mundo. ” (Marcus Vinicius)

“Respeite para ser respeitado. Ame para ser amado. E faça o bem sem olhar a quem, esses exercícios com certeza irão te transformar! ” (Rafael D´Avila)

“Deixar uma mensagem para a humanidade, principalmente no meu caso, com 76 anos e que ainda querendo viver e aprender muito, acho pretensioso, mas, como estudo de lápide, deixo: lutem sempre, guerreiem, briguem por uma Cultura da Paz, mas vivam em paz. ” (Calixto de Inhamuns)

“Estamos num momento crucial da história da humanidade, porque nesse momento somos capazes de destruir todo um planeta, temos capacidades e meios pra isso. A pandemia demonstra nossa falta de capacidade de agir globalmente de maneira coordenada. O egoísmo de lideranças políticas por todo globo nos lança num terreno de desesperança, aquecimento global, imigrações em massa, e a fome no mundo todo que poderia já ter sido resolvida se não pensássemos apenas no lucro. É preciso repensar nosso sistema econômico e produtivo de maneira que sirva efetivamente as pessoas, com sustentabilidade e responsabilidade social. Não dá mais pra aceitar esse sistema econômico predatório que só destrói o meio ambiente e promove a miséria em todo mundo, é preciso que tenhamos todos consciência que somos parte desse meio-ambiente e ao destruí-los destruímos a nós mesmos. ” (Mateus Ferreira)

“Minha mensagem é do cultivo da paz, da bondade, colaboração e união. Cuide do outro como cuida de si mesmo, fomente a fraternidade para que possamos nos unir em vibração por este lindo planeta que tanto nos dá. ” (Helga Tytlik)

“A vida é curta. Só temos o agora. Viva! ” (Rodrigo Alfer)

“Somos seres eminentemente sociais e por isso nos fazemos a partir do outro e contribuímos com o outro para a sua formação, por isso ser solidário não é fazer para o outro, mas, também fazer por nós. Fazemos parte de um todo chamado natureza, não reinamos, somos partícula com o mesmo valor dos outros seres vivos que aqui habitam e de todos os elementos que constituem o nosso cenário. ” (Laura Monte Serrat)

“Eu faço um pedido; que as pessoas parem, respirem, olhem em volta, reflita sobre onde elas se encontram? Quem elas são diante dessa transformação? Será que existe um lado? Dois lados? Ou existem diversos lados? Eu prefiro acreditar nesse último, caminhos diferentes nos dão respostas diferentes, respostas diferentes nos dão referências, logo somos capazes de alcançarmos a paz. ” (Diogo Cintra)

“O mundo parou. E, agora? A Cultura da Paz, segundo a ONU “É um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos sobre suas causas”.

Isto, na minha opinião, implica na relação a si (indivíduo) e ao outro (coletivo), buscando a solidariedade para evolução compartilhada de um diálogo não violento, em prol da vida, com desigualdades sendo reduzidas. ” (Solange Chemin Rosenmann)

“Eu ousar deixar uma mensagem para a humanidade, seria algo alucinadamente pretensioso e insano. Contudo, e tendo em conta esta questão tão importante e fulcral, como é a cultura da paz, atrevo-me a reiterar que hoje, aqui e agora, esta terá mesmo de vir a tornar-se a principal vertente dos seres humanos. E como filhos de Sísifo, num caminho que amplie o mais possível esta reiterada tarefa, seja numa escolha individual ou colectiva da não-violência, a tolerância e a solidariedade terão que ser a nossa pedra, procurando com isso sensibilizar e persuadir pessoas e estados de todas as geografias do mundo, no sentido de olharmos inevitavelmente como uma derradeira oportunidade de mantermos a esperança viva desta nossa mãe terra. Será o abraçar pleno destes valores, passadas já mais de duas décadas da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, pela ONU, e numa altura em que muitos governos importantes principiam outra vez a serem agentes defensores da violência e do ódio, que acreditamos conseguir manter a esperança, a utopia, a poesia, de uma verdadeira cultura de paz. É por isso que nunca devemos deixar de reviver e avivar as palavras do actual Secretário-Geral das Nações Unidas, o português António Guterres, quando discursou na sua tomada de posse: "Façamos da Paz a nossa prioridade"! Por isso, e porque pessoalmente quero também acreditar que a poesia pode sempre contribuir para sensibilizar o corpo, mas sobretudo os corações por essa procura de uma cultura de paz, declaro: “O mundo jamais é parecido consigo próprio / tão inesperada é a noite, / mesmo quando em sua rotação se repete, / efectiva e extingue, / no corpo e cinzas de uma criança, / (…) / Uma criança nos aquieta o corpo, / a noite atravessa o mundo, / obscuros e formais viajantes, / se as quimeras se ofuscam sob os céus / a culpa é dos corações e não da luz das estrelas.”( João Rasteiro)

“Para que haja uma verdadeira cultura de paz necessitamos que as crianças, jovens e adultos compreendam e valorizem, respeitem os direitos humanos, somando-se a eles a tolerância e igualdade. ” (Marli Terezinha Andrucho Boldori)

“A retomada do desenvolvimento nacional exige, sem dúvida alguma, equilíbrio, diálogo e maturidade política para construção de caminhos que consolidem maior justiça social e redução das desigualdades. É também por meio da cultura da paz que construiremos o melhor caminho para a evolução da humanidade. ” (Eduardo Braga)

“A mensagem que deixo para a humanidade: A vida é um dom precioso de Deus. Viva a vida com alegria e sobretudo com muito respeito para com os seus semelhantes. Viva com muito amor no coração e no seu trabalho. Respeite à Natureza - que é bela e nos dá o sustento de cada dia. Cuide dos Seres Humanos criaturas criadas pelo Arquiteto do Universo. Cuide do Planeta Terra. ” (Maria Antonieta Gonzaga Teixeira)

“Busque a paz interior e o conhecimento. Seja tolerante e preserve as amizades. Não perca sua autenticidade, do contrário viverá segundo tendências e vontades alheias e perderá a identidade. ” (Robson Chaves)

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém. A valorização da família deveria ser mais difundida na sociedade atual, digo da família tradicional, valorização da figura paterna, como mantenedor do ambiente familiar, e da mãe como esteio e maior força dentro do ambiente familiar. Esta cultura deu certo por milênios. Filhos que foram amados por seus pais, amam mais o próximo, e amaram ainda mais seus cônjuges e também seus filhos. No final de tudo descobriremos que só o amor salvará essa humanidade. ” (Regis Mello)

“A paz precisa ser cultivada. A sociedade está dividida em classes. E em grande desigualdade. Um dos nossos maiores problemas. ” (Stella Maria Rodrigues)

“Deixo-lhes a mensagem de que atuem com responsabilidade intelectual e simpatia humana. Responsabilidade intelectual corresponde a saber do que se fala e somente falar-se do que se sabe, em resultado de aturado estudo. Ela também implica o apreço pela verdade e o desapreço pelas paixões, que levem a julgamentos tendenciosos. Espírito desarmado, serenidade, estudo. Simpatia humana, no sentido positivista, significa ver as pessoas, a cultura, os problemas, as soluções, com empatia e disposição mais de contribuir para melhorar do que para acusar e censurar (conquanto a censura possa ser valiosa). Espírito construtivo, ânimo de somar. Também lhes deixo a mensagem de que, independentemente das suas preferências políticas e da sua eventual militância política, saibam separar a atividade cultural da militância política; em sentido amplo, a segunda contém-se na primeira, contudo, lhe deve ser ancilar: a cultura, como produção do conhecimento, do verdadeiro, do bom, do belo, não precisa nem deve ser dependente de causas políticas. A cultura não precisa de ser dependência da política; ao invés: deve existir por si só, como obra de melhoramento da sapiência humana e não (apenas) como atuação em prol de projetos partidários. O saber humano transcende a política; sem negar importância à segunda, o primeiro vale mais: quem for capaz de acrescentar discernimento, conhecimento, beleza, ao patrimônio humano, que o faça com liberdade, destemor e autonomia relativamente às premências das disputas políticas. Nada disto inibe que o intelectual participe da política: que o faça na condição de militante, não na de intelectual, o que também não inibe que empregue a sua inteligência para aperfeiçoar a sua militância; ao contrário: é desejável que a política seja esclarecida, lúcida e bem intencionada. A disputa política é circunstancial, efêmera, volúvel; o conhecimento tende a ser universal, duradouro, cumulativo: quem produz cultura acha-se na segunda situação; quem produz política, acha-se na primeira e um se distingue do outro na medida em que um aspira ao poder, ao passo que o outro aspira ao saber, o que lhes faz toda a diferença e faz diferença para os respectivos receptores.” (Arthur Virmond de Lacerda)

“Pensar no outro. Verdadeiramente. Parece fácil falar da boca pra fora; para fazer bonito. Tente se colocar de verdade na pele de outra pessoa. Entender seu ponto de vista. Mesmo não gostando dela, das atitudes; de tudo. Pense que talvez você seja essa pessoa em algum momento, que você não está isento disso. Pense que em algum momento pode ser que todos nós sejamos a mesma coisa; ou parte desse todo. Você verá que tudo em seu pensamento muda drasticamente. ” (Rafael Mallagutti)

“O amor sempre foi, é e será o que mais importa. E, não sendo egoísta, peço que conheçam meu trabalho musical no site oficial. ” (Carlos Navas)

“Vivemos tempos de trevas, estamos sendo testados, o momento é de prudência, pois tudo passa e essa pandemia vai passar, o isolamento é a única arma contra o coronavírus, por tal motivo, cuidem-se.” (Toninho Avila)

“ Somos pequenos, passageiros. Estamos aqui hoje e logo não estaremos. Prefiro deixar, como reflexão, as palavras do apóstolo Paulo, de profundo valor aqui na nossa conversa: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. ” Gálatas 2:20.” (Fabiano Contarato)

“Nós deveríamos praticar mais a cultura de paz, começar olhar a vida e o próximo com outros olhos, disseminar mais amor e fraternidade, abonar essa triste e escura divisão de classes sociais, ter sempre a consciência de que ninguém é melhor que ninguém, todos estamos juntos no mesmo mundo e que devemos cuidar deles. Devemos praticar mais empatia, nos colocar no lugar do outro, lembrar que somos todos iguais, e que por mais que tenhamos diferenças (físicas ou de ideias), somos iguais. Devemos praticar o respeito, o amor deve ultrapassar qualquer barreira (econômica, cor de pele, sexo, gênero e localidade). Vamos viver com mais amor, e tente sempre colaborar de forma positiva na vida do próximo, não exale ódio gratuito, ame sem expectativa... Apenas ame. ” (Deivid Leôncio)

“Eu quero deixar uma mensagem de alegria. Acho que fazer as pessoas rirem e pensarem em seus problemas através de uma ótica mais otimista colabora para o bem. Eu sei que estamos em evolução e que ainda vamos errar muito, mas eu queria que as pessoas perdessem o medo de ser quem elas são. Está na hora de todo mundo se tornar o que veio ser neste planeta. ” (Pablo Diego Garcia)

“Aos humanos, deixo o direito de conhecer antes de criticar, para que conhecendo possam saber o que falam. ” (Gabriel Dias)

“Espera-se trabalhar em direção a uma Cultura de Paz. ” (Noemí Vivas)

“Os maiores prazeres são palpáveis, sua mãe, pai, irmãos, a natureza etc. Valorise.” (Paulo Kaetano)

“Não se acomodar. Testar tudo aquilo que lhe é imposto como verdadeiro. A mudança é uma certeza na vida de todos nós. É uma questão de fases e determinação. Da conduta, da intenção mental. Se sentirmos uma dor no dente, devemos ir ao o

dontólogo, ele neste momento é a nossa salvação. Não resolveremos a questão de saúde, lamentando ou negando a dor. É imperativo que a humanidade familiarize com sua história e condição política. Não se deixe manipular, e nem ser alienado. Leia os grandes pensadores, estude, e não aceite autoritarismos, corrupção, intolerâncias, e não conforme com a má distribuição da renda. Nada menos que dignidade e progresso! ” (Ronaldo Marinho)

“Parafraseando Oscar Wilde num livro de grande relevância pensante pra mim, em A Alma do Homem Sob o Socialismo, nos diz que, as emoções do homem são despertadas mais rapidamente que sua inteligência; ressaltando também em um ensaio sobre a função da crítica, que considera bem mais fácil sensibilizar-se com a dor do que com a ideia. Esmiuçando isso, quero propor a reflexão sobre empatia, de preferência social; parece que as pessoas estão mais interessadas, por exemplo, em manter viva a pobreza do que fazer desaparecer a fome, numa teoria ainda mais assustadora, parece que o mais importante é entreter a realidade do pobre. Tudo bem, afora minha introdução como referência de leitura um tanto socialista, vale registrar que me interesso muito mais pela centralização política nos verdadeiros valores e necessidades humanas da população do que deixar tudo isso simplesmente explícito por uma escolha de eixo partidário, encarado muitas vezes como opostos, no país inclusive assemelhado a disputa de times de futebol. Acredito que um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda sobre uma resolução e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras, o importante pra mim é o resultante social destas escolhas realmente políticas, ao invés da politicagem. Como quem realiza o desfecho de uma história na literatura quero deixar as últimas frases um tanto mais otimistas. Abro discussão para que se pense mais sobre solidariedade, mas não somente aquela ao qual qualquer um pode se sentir solidário ao perceber a dor sofrida por um amigo, afinal a forma de solidariedade mais ampla exige um maior grau de altruísmo, em outras palavras, poderíamos ser solidários com a vida em sua totalidade, não apenas na dor e na doença, mas também na alegria, na beleza, na energia, na saúde e na liberdade de expressão desses mesmos amigos. Afinal de contas, acredite, há tanta beleza em fazer parte dos projetos pessoais e profissionais de cada boa pessoa, que o resultado deste empenho nosso pode trazer algumas boas surpresas. Já experimentou descobrir os assuntos que emocionam as pessoas interessantes? Experimente, quer uma boa motivação pessoal pra isso? Lá vai, — São desses INSIGHTS durante um café que muitas movimentações culturais e individuais advém com plena capacidade criativa, afinal de contas, como expressava o velho Monteiro Lobato, Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê; — ahahah.” (Rodrigo Cambará)

“Que regresse - não às cavernas - mas à sua humanidade. E o pulso... ainda pulsa!” (Antônio Lopes)

“Uma das mais enigmáticas que já ouvi:"- Quanto mais dentro, mais fora." O que é o ser humano, para você? O que realmente te faz feliz, sem ressacas no dia seguinte? Consegue sentir a dor e a alegria do outro? O que gostaria de ver, ao final da sua vida, quando olhar para trás? O que é o amor? Se tem respostas próprias para algumas destas perguntas, respostas extraídas de um longo mergulho em si mesmo, tem profundidade para ir para fora e entender a vida, entender e amar aos demais, criar laços verdadeiros e uma sociedade legitimamente humana. Superficial só gera superficial. É assim que a Filosofia pensa e age para mudar o mundo: não é fácil, não é rápido, nem sempre é agradável e não está na moda. Mas, como todo bom medicamento, é necessário, talvez até imprescindível. ” (Lúcia Helena Galvão)

“Não desistiam da sua MISSÃO, nestes tempos difíceis a cultura é o que salvará a nova geração. A semente da esperança é composta de cultura + educação, os frutos nascem a longo prazo, mas o legado é eterno. Educação e cultura é o único patrimônio real e indissolúvel de uma sociedade/nação, traz valores que vão além do financeiro, sem ela não somos nada. ” (Gregori Fiorini)

“Apesar de toda dificuldade, que tenhamos perseverança e determinação. Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano - a cultura. É através da cultura que carregamos a grande porção de tradição e história de um povo. Então está aí a grande responsabilidade que temos como precursores disso. ” (Wallace de Carvalho Ramires)

“O que faz a humanidade possível, é o poder que ela tem de inventar ideias, e de se reinventar. As coisas não funcionam bem sem o poder da imaginação humana. E tudo seria muito repetitivo se isso fosse atributo apenas de uma parcela da humanidade. Se apenas os ricos, bonitos e “letrados” fossem donos de todas as culturas e de todos os saberes. Para haver beleza, tem que haver diversidade, então, para mim, toda pessoa humana é sempre uma realidade importante. ” (Rita Procópio)

“Que, um difusor cultural siga a semântica desses termos e seja somente um difusor, e nunca um transformador. Que a transformação ocorra livremente, naturalmente, sem a deletéria imposição.Ao entrevistador, pela deferência a mim concedida, deixo meu agradecimento e meus votos de sucesso na difusão cultural. ” (Airo Zamoner)

“Façam. Se não fizerem, não estão ajudando. Ou você é artilheiro ou comentarista. ” (Lusa Silvestre)

“Que não desistam. Que sejam inquietos. Só a inquietação faz você ser melhor a cada dia.”(Cesar Pivetti)

“É preciso fazer a cultura tal como amamos a nós próprios, levantar pela manhã e lavá-la tal como nos lavamos, penteá-la e perfumá-la tal como nos penteamos e nos perfumamos, oferecê-la o café para que ela se robusteça e levá-la à rua para que ela saúde a vizinhança, mantenha amigos e amores e deixá-la edificar-se. Contemplá-la como uma parede que necessita de uma tinta genuína para esbranquiçar o tenro cimento, descortinar os efeitos do desgaste que a parede sofre ao longo do tempo e abrir as portas para que a parede se torne porta, se torne janela e se torne sala ou quarto para a família nela habitar.” (Deusa d´Africa)

“Nem sempre realizar um projeto é fácil, mas o que torna interessante toda esta trajetória são os desafios que surgem, que acabam trazendo experiência e maturidade cultural. Mesmo com as adversidades, a vontade de fazer e de realizar determinado trabalho se torna imbatível quando se deseja profundamente que o mesmo surja e se torne real, deixando de lado, por exemplo, o detalhe da falta de incentivo. Quando se quer, se faz de uma ou outra forma. O principal objetivo é ter foco e seguir em frente, acreditando que tudo irá se alinhar. ” (Zé Pedro Baroni)

“Não desistam. Vocês trabalham com o que de melhor e mais prazeroso existe no mundo. Não subestimem o poder da arte e do entretenimento, que é um poder suave fortíssimo. Sigam sempre em frente, apesar das adversidades. ” (Franthiesco Ballerini)

“Precisamos continuar nessa árdua, porém prazerosa, missão de fazer o diferente, o que sensibiliza e o que pode provocar mudança social, despertar o senso de cidadania nas pessoas e valorização da nossa cultura. “ (Marcelo Pedro)

“Que continuemos fazendo e acreditando. E fazendo mais o que acreditamos... E acreditando mais no que fazemos...” (Alexandre Sorriso)

“É essencial levar arte e cultura para todas as atmosferas sociais, começando pelos menos favorecidos. A arte deve ser um direito humano e também devemos difundir as culturas dos povos ancestrais. Educação e cultura nos salvarão da barbárie que estamos experimentando e ajudarão a curar as feridas sociais. Arte começando com artesanato, música e manifestações populares. Não se trata apenas de trazer arte e cultura para os povos nativos (porque não devemos agir como colonizadores), devemos também convidá-los a mostrar sua arte e cultura para o resto do mundo. Promover artistas independentes, além de instituições oficiais. Promover a "arte útil", aquela que tem um discurso social, não apenas a arte que embeleza. Deixe-os olhar para as necessidades do povo, não das elites. Sem educação ou cultura, voltamos à barbárie, por isso promovemos todas as artes. ” (Humberto Robles)

“Que a cultura deve ser aprendida e compartilhada sem preconceito, porque o homem é fruto do seu meio e do que lhe foi ensinado. ” (Tatiana Batista Godoi)

“Que continuem a trabalhar para alimentar-nos a alma, contudo, divulguem apenas o que for útil ou necessário para as comunidades. ” (Etelvina da Conceição Alfredo Diogo)

“Desejo compreensão e amor. Que todos possam contribuir para a construção de um mundo melhor! ” (Patrick J. Leonard)

“Que sejam fiéis ao que pensam e que divulguem o que fazem por meio da arte em exercício. ” (Paulo Valença)

“Precisamos ocupar cada vez mais para fortalecer o importante trabalho que a arte desenvolve que é o de promover a ampliação de consciência por meio das vivencias proporcionadas nas diversas e inúmeras linguagem e formas. ” (Sandra Santiago Silva)

“Compartilhem mais conhecimento e realizem. A cidade antes de ser do governo é minha, é sua é nossa. Vamos ser cidadãos e cuidar do que é nosso sendo agente de realização e não de reclamação. ” (Caroline Albuquerque)

“Minha mensagem é de que tenham responsabilidade e que tratem o escritor, principalmente, o anônimo com verdade e respeito. As patentes chegam a ser ridículas, em um país em que vivemos um caos, termos príncipes, embaixadores, condes que não fazem nada em prol de uma população carente de educação, pão e arte. ” (Aline Romariz)

“Acredito que todo ser humano por mais íntegro que seja necessita de mais virtudes e sabedoria. Precisamos reconhecer a importância de conhecer a nós mesmos primeiramente. Acredito em relacionamentos saudáveis a partir desse conhecimento. A cultura da paz deve ser essa construção com virtudes. Sem virtudes o ser humano não tem condições de ser coerente nos relacionamentos. Esse pode ser um caminho razoável para implantação da cultura da paz em qualquer ambiente. A cultura da paz é um bem necessário, porém, a meu ver uma pessoa somente consegue promover a paz exterior de fato, se conhece a paz interior, que está além de qualquer entendimento humano. A paz interior traz conforto para alma da pessoa, produz pacificação naturalmente no estado do ser. É paz de dentro para fora. Paz que aquieta a alma, os pensamentos, e conquista bons relacionamentos. A paz externa pode ser embuste, pode ser imitada, fingida. A paz interior não, porque a pessoa experimenta a quietude que emana pacificação a sua volta. ” (Marise Andreatta)

“ Elejam a si mesmo para fazer uma obra da qual ninguém, nunca vai esquecer. ” (Leda Aragão)

“Meditem e atinjam a iluminação. ” (Monja Zentchu)

“Por mais que estudemos e pesquisemos, buscando decifrar os mistérios da vida e vislumbrar os desígnios do Criador, na verdade, somos guiados por poucas mensagens que costumamos colocar sob o vidro de nossa escrivaninha ou dependuramos à frente de nossa mesa de trabalho. Elas são sempre lidas e relidas e possuem uma força secreta de nos tirar da opacidade natural do dia-a-dia. Outras vezes, são fotografias de entes queridos, de pais, de filhos e filhas que amamos e que nos aliviam no trabalho geralmente fatigante e até penoso. ,Assim vi há dias na mesa do diretor de um banco uma frase que tirou da Imitação de Cristo, um livro que há mais de 800 anos ilumina tantas pessoas: ”Ó Luz eterna, superior a toda luz criada, lançai do alto um raio que penetre o íntimo de meu coração. Purificai, alegrai, iluminai e vivificai o meu espírito com todas as suas potências para que a Vós se una em transportes de pura alegria”. Disse-me que, durante o dia, reza com frequência esta oração, entre negociações, cálculos de taxas e de porcentagens de juros nos empréstimos. Eu, de minha parte, possuo dependuradas à frente de minha escrivaninha, onde passo muitas horas pesquisando e escrevendo, vários cartões com mensagens que nunca deixam de me consolar e inspirar. Em primeiro lugar, uma imagem, tirada da famosa Sagrada Face de Jesus, mas retrabalhada com traços fortes. O rosto é desfigurado, com sangue escorrendo pela testa e os cabelos desgrenhados pela tortura. Os olhos são profundos, cheios de enternecimento e com uma força tal que nos obriga a desviar o olhar. Parece que nos penetra na alma e nos faz sentir todos os padecimentos da humanidade sofredora na qual Ele está encarnado e sofrendo conosco, como diria Pascal, até o fim do mundo. Ao lado, uma foto de uma irmã querida, segurando ao colo, num gesto da Magna Mater, o filhinho pequeno, irmã arrancada da vida, aos trinta e três anos, por um enfarte fulminante. Aí há tanta ternura e serenidade que custa conter as lágrimas. Por que uma flor foi quebrada quando ainda não acabara de desabrochar? Por que? A resposta não vem de nenhum lugar. Apenas uma fé que crê para além de todas as razoabilidades, sustenta o tormento desta pergunta. Logo acima, presa ao braço da lâmpada, uma mensagem em alemão que encontrei quando ainda fazia meus estudos no estrangeiro e que me inspira durante toda essa fatigante existência: ”Eu passarei uma única vez por esta vida. Se eu puder mostrar alguma gentileza ou proporcionar alguma coisa boa a quem está ao meu lado, então quero fazê-lo já, não quero nem protelá-lo nem negligenciá-lo, pois eu nunca mais passarei novamente por este caminho”. Aqui se diz uma verdade pura, simples e sábia. Viajo muito por muitos meios e por muitos caminhos. Nunca se está livre de riscos. Quantos não são aqueles que partem e nunca chegam. E ai leio num cartão à minha frente a frase tirada do Salmo 91,11:”Deus ordenou a seus anjos que te protejam, pelos caminhos que tomares”. Não é consolidar poder ler esta mensagem como se tivesse sido escrita diretamente para você, um pouco antes de partir para uma viagem qualquer, sem poder saber se voltará são e salvo? Mais consolador é ainda este outro cartão, colocado num vaso cheio de canetas, no qual Deus pelo profeta Isaias me sussurra ao ouvido: ”Não temas; eu te chamei pelo nome; tu és meu” (43,1). Como temer? Já não me pertenço. Pertenço a Alguém maior que conhece meu nome e me chama e me diz: “tu és meu”. A alma serena, as angústias da humana existência se acalmam, apenas ressoa a palavra bem-aventurada: ”tu és meu”.

Aqui há algo que antecipa a eternidade quando Deus nos revela nosso verdadeiro nome. Segundo o Apocalipse, somente Deus e a pessoa conhecem esse nome e ninguém mais. Ai seguramente Deus repetirá: ”tu és meu”; e a pessoa retrucará: “eu sou teu”. Essa comunhão do eu e do tu se prolongará pela eternidade afora, numa fusão sem distância nem limites pelos séculos dos séculos, sem fim. Não serão, por acaso, coisas singelas como essas que orientam nossa vida e nos trazem alguma luz no meio de tanta penumbra e de questões sem resposta. ” (Leonardo Boff)

“Eu acredito muito na importância da leitura como aprimoramento do ser humano. Além de ajudar na formação, cria o hábito do questionamento, do desenvolvimento de ideias, amplia o conhecimento, aumenta o vocabulário, estimula a criatividade e melhora a escrita. E a cultura, de uma maneira geral é importante para o conhecimento e também para inserir valores. A cultura é a história de um povo. Por isso digo: sigam em frente! ” (Gaston Leonardo Stefani)

“...não podemos desistir dos nossos sonhos! ” (Ricardo Bezerra)

“...descansem um bocado ou repensem a sua rotina estafante, mas não deixem totalmente de lado o que lhes dá prazer. ” (Paulo Roberto de Oliveira Caruso)

“...não podemos nos deixar ser vencidos, porque todos temos a ganhar quando uma sociedade torna-se mais informada e conhecedora. ” (Adilcilene A. Ferreira)

“Mantenham-se em constante movimento, continuem sempre crescendo e aprendendo sobre si mesmos e sobre o que se encontra a sua volta. Sejam responsáveis com o que dizem, não permaneçam calados sobre o que não condiz com a sua própria liberdade. Devotem lealdade somente à sua própria prisão. ” (Heloisy Tínel)

“Manda brasa. Bota lenha na fogueira. Não deixe pra amanhã o que pode fazer HOJE. ” (Pascoal da Conceição)

“A cada década que passa a sociedade ri ou chora mais, porém pensa menos. ” (Tereza Reche)

“Pratique a sua verdade. A verdade não escraviza... só liberta. ” (Moysés Barbosa)

“... é ter consciência das desigualdades sociais, lutar contra toda e qualquer forma de opressão, produzir e consumir cultura como nunca ..... sem perder a ternura jamais!!!” (Marcos Amaral Lotufo)

“A mensagem é simples e direta: prossigam nesta jornada! Ela é difícil, espinhosa, raramente reconhecida. ” (Haroldo Barbosa Filho)

“Ame a vida e ame o que você faz. Fique sempre fora da zona de conforto. Faça sempre o melhor, nunca dê esboços ao público, as pessoas merecem a máxima qualidade, o melhor que você realmente pode produzir. Para consegui-lo, consuma sempre cultura de primeiro nível, seja um estudante eterno e nunca pare de criar coisas novas. Não deixe o conhecimento ser apenas conhecimento, meça o que sabe em ações realizadas. Tenha um plano com claros objetivos diários. Fale menos e faça mais. Esqueça o medo e compare objetivamente suas criações com as melhores do mundo para você saber qual será seu valor acrescentado. Sonhe grande, atinja grande. ” (Saúl Alejandro Hernández)

“Leiam, debatam e não se fechem em copas em grupelhos não dialógicos. ” (Adalberto de Queiroz)

“Que continuem fazendo, que busquem alternativas nas novas mídias para se divulgarem, que descolem da mão do governo, mas se tiverem oportunidade, usem tudo que o governo dispõe. E no mais, sucesso! ” (Kleber Branquinho Adorno)

“Que percam a timidez, o medo e a insegurança, que mostrem que são suficientemente capazes para ser, quem sabe um dia, vistos como símbolo desse processo de aculturação que vem acontecendo em nosso país. Que escrevam, relatem, descreva e mostre que, além de simples indivíduos, são representantes da classe artística do país, levando, por intermédio das mídias sociais e impressas, a cultura nacional também para o exterior. ” (Andréia Franco)

“Espero que todos os agentes culturais do país não desistam nunca desta nobre missão. Por que é uma missão, nobre, linda, maravilhosa. Pois sem os agentes, que por muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes, realizam o seu trabalho por amor. Realizam o trabalho de graça, quando não tiram o dinheiro do bolso para realizá-lo. A cultura de um povo tende a desaparecer. Desaparecendo também a sua identidade. Perdendo para sempre o que lhe é mais sagrado que é a sua individualidade, a sua exclusividade. ” (Marc Souza)

“Que somos responsáveis por essa nova geração que precisa de limites e de bons exemplos. Não podemos dar esse limite, mas podemos deixar boas leituras para que sirvam de norte. E aos jovens: Quanto mais se sabe, mais se ganha espaço no mundo. Através da boa leitura, podemos: obter conhecimento, viajar num mundo sem sair do lugar, introduzir novos conceitos, conhecer novas palavras. Sem contar que abre novos horizontes e nos dá uma perspectiva bem maior de vida, de conhecimento. ” (Lúcia Laborda)

“Leitura, muito estudo porque a cultura é infinita e se perde no horizonte da imaginação de quem quer sempre aprender mais. ” (Carlos Costa)

“Sejamos provocadores, saibamos compartilhar e contribuir na formação de olhares críticos e que todas as culturas possam coexistir e se respeitarem mutuamente, para engrandecimento dos povos, para plenitude de partilha de valores e conhecimentos. ” (André Oliveira da Silva)

“Cultura não só se faz com coração, mas também com alma. ” (Rodrigo Octavio Pereira de Andrade)

“...não usem o preconceito, não usem de subterfúgios, não se sintam superiores e não desistam NUNCA. ” (Pérola Bensabath)

“Que continuem fazendo sua arte, seja ela qual for e sempre buscando conhecimento para torná-la cada vez melhor porque todo aquele que nasce com um dom qualquer, seja para a poesia, música, pintura e outros segmentos da Arte não pode e nem deve guardar para si o seu trabalho, mas, somar outros fazedores de Arte para que possamos cada vez mais fortes abraçar o mundo com nosso trabalho, como nossa emoção. ” (Luciah Lopez)

“Apenas que procurem estudar, pesquisar, trabalhar e produzir sem pensar em desistir. As dificuldades existem, sempre existirão, são elas que irão nos creditar a força necessária para que a nossa arte possa ganhar corpo e força, porque no final das contas a questão não é apenas de sucesso comercial, mas da possibilidade da expressão da natureza da nossa alma que precisa ser valorizada. ” (Flavio Roberto Mota)

“Definir o próprio lugar na sociedade, a partir de onde olhamos e falamos e com qual modelo de sociedade estamos comprometidos. Temos que assumir que na maioria das vezes pertencemos a grupos sociais privilegiados, mesmo que tenhamos muito dificuldade de poder nos dedicar ao fazer cultural e à arte. Temos que assumir as contradições e a complexidade da sociedade na qual vivemos e buscar caminhos que respeitem a diversidade, promovam o diálogo e contribuam para diminuir as desigualdades sociais e econômicas e aumentem o direito à expressão e participação cultural de todos. ” (Edith Lotufo)

“Vocês fazem parte das engrenagens que movimentam a máquina do pensamento, do conhecimento, dos saberes, do crescimento humano. Cada pessoa que consegue fazer cultura constrói a escada intelectual do cidadão crítico, pensante e sedento por novas manifestações culturais. Portanto, sua importância é vital. Sei que por vezes e muitas vezes mais falta óleo nessa engrenagem, não só para facilitar seu funcionamento, mas de todo o mecanismo intrínseco. E aí esforço tem de ser maior, mas lá na frente, cada cidadão resgatado do ostracismo cultural é a representação de seu trabalho bem feito. Em resumo, não desistam dessa luta. É você quem alimenta a esperança de um Brasil melhor. ” (Egidio Trambaiolli Neto)

“Sejam responsáveis com o que criam. Sejam cuidadosos com o que multiplicam. Busquem fazer da cultura uma poderosa ferramenta de consolidação de bons valores. ” (Guto Cariello)

“Como o homem está trancafiado diante do ambiente virtual, a arte está correndo o risco de ser falsa, sem reflexão do universo cotidiano. A melhor forma de produzir cultura ainda é conviver com a realidade, mesmo que o resultado não esteja para uma realidade explicita. ” (Salomão Sousa)

“Continuem a luta, que parece vã, mas não é. Uma sementinha se propaga e gera uma linda floresta. ” (Márcia Brasil Tunes)

“Façam, façam, façam! Cultura é antes de mais nada uma descoberta interior! Meu pai trabalhou durante 30 anos em uma agência, sempre olhando os meninos brincando na grama enquanto seus pés estavam em um par de botas! Há 2 anos, ele jogou as botas fora e não para de escrever! É isso, comecem e não parem mais! ” (Carlos Segundo)

“Continuem produzindo e vivendo cultura. É o que importa, afinal. ” (Francisco de Sousa Ferreira Costa)

“Que a ARTE continue viva permeando caminhos e o combustível chamado CULTURA seja o suficiente para inspirar e ir além. Afinal de contas, Aristóteles já afirmava que “a diferença existente entre os homens cultos e os incultos é a mesma diferença que existe entre os vivos e os mortos”. ” (Marco Túlio Carvalho)

“O Brasil acaba de nascer de novo nas eleições de 2022. As eleições foram uma experiência de avançar como povo soberano e democrático. Essa experiência inspira a humanidade em construir a esperança para superar o ódio pela paz, a teocracia pela democracia, as armas pela cultura, os inimigos pela amizade social. Vamos viver juntos com esperança. ” (Agemir Bavaresco)

“As pessoas não conseguem ainda modificar essa realidade porque ao invés de trabalharem o despertar dentro delas, o equilíbrio e a paz, elas tentam impor culturas ditas “melhores” pela força. Essa incoerência tira toda legitimidade das bandeiras defendidas. Se preocupam mais em olhar incoerências nos outros do que nelas mesmas. Acabam querendo gerar a paz através do conflito e isso não funciona. Minha mensagem é acreditem em vocês. E sejam exemplos daquilo que pregam. É possível criar um mundo melhor. Mas sempre começa de dentro para fora. ” (Otávio Reis)

Dhiogo J Caetano e Entrevistados - Série Opinando e Transformando
Enviado por Dhiogo J Caetano em 26/12/2022
Reeditado em 26/12/2022
Código do texto: T7680277
Classificação de conteúdo: seguro