Deus, Universo, infinitude e outras besteiras.

Da janela de um ônibus, preso no engarrafamento da Ponte Rio-niterói... a caminho de casa, estou mais uma vez maravilhado com a exuberância e com a falta de modéstia da natureza. O mar, as montanhas, o Pão de Açúcar, as aves na imensidão dos céus...me fazem reportar o salmista em seu hino teofanico " Tu, que fazes sair as fontes nos vales, as quais correm entre os montes. Dão de beber a todo animal do campo; os jumentos monteses matam a sua sede. Junto delas as aves do céu terão a sua habitação, cantando entre os ramos. Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra se farta do fruto das suas obras". Até o mais dedicado dos ateus reconhece que na observação da natureza as teorias que negam o criacionismo tendem a esfriar-se em um emaranhado de ideologias sem significados. A natureza, em sua exuberância, é a única teoria teológica que me fará tremer diante da calamidade que é a "certeza" ateísta de que estamos sozinhos neste mundo e que o acaso coordena, sabe-se lá o motivo, ou melhor; desprovido de motivações, o universo. Universo que Talvez nem exista, ou exista como possibilidade, assim como o próprio Deus. Mas Deus não seria o próprio Universo? Ou... O Universo não seria o divino sempre existente, por ser eterno? Desqualificando "o seu princípio" e desafiando a noção puramente humana de tempo e espaço (...) Onipresente e sabedor de tudo. Quando alguém pergunta qual foi o princípio do universo, o Big Bang é a primeira resposta que surge na mente do estudante mediano. Mas devemos perguntar: Por que o Big Bang deve ser colocado no lugar de Deus, ja que o tempo não existe? E o irmão Einstein para, por incapacidade humana, as explicações no momento do Big Bang e também naquilo que ocorreu antes desse evento.... Poderia encontrar resposta, se é que a procuro; em Deus (Seja ele qual for), ou naquilo que alguns especialistas chamam de conjuntos causais. Para eles, sempre existiu alguma coisa antes, ou seja, os conjuntos causais seriam infinitos no passado e o Big Bang seria apenas um momento específico da evolução do universo, mais um acontecimento na História da Evolução e não a Genesis de toda esta História. Longe de mim querer conversar com o divino Einstein ou sobre ele. Seria mesmo tolice e presunção da parte de um ser como eu. Estou aqui apenas para colocar o meu deísmo para pensar. A parte das minhas emoções me levam a acreditar em um ser Maior, Todo Poderoso, sentado no Trono a governar O Universo. Isso é muito reconfortante para minha preguiça mental - e aqui peço desculpas aos crédulos de plantão, mas... Entre encontrar deus no universo e/ou encontrar explicação dele (universo) -nele próprio, fico com a segunda possibilidade. Na primeira ideia, Deus seria algo para além do Universo, da natureza ... algo transcendente. Ja Espinoza me ensinou, que Deus é aquilo que existe por si só, e por mais nada é determinado a existir, e todo o mundo, ou tudo aquilo que existe, existe em Deus e é parte essencial de Deus, ou seja, Deus é tudo e tudo é Deus ao mesmo tempo, logo, o Universo é Deus. Não digo que o universo seja sagrado, pois o sagrado nós inventamos. Requererá crença, rituais, sacrifícios, regras...etc. Não tenho nenhuma relação sagrada com o universo, pois ele nunca me exigiu isso. Não há cultos ou louvação. Jamais renderei oferendas ao universo.

Professor Moisés

filoliveira
Enviado por filoliveira em 27/12/2022
Reeditado em 27/12/2022
Código do texto: T7680973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.