Por trás d’um rico.

(Crônicas)

 

Não muito raro a gente vê pessoas falando coisas não muito boas de pessoas ricas. Algumas chegam a querer destruir a imagem desse desafeto. Por uma razão ou outra pensam estarem certas e alimentam isso fazendo passar a mais alguém tal sentimento. No meu ponto de vista é um grande engano.

 

Certamente, já de cara você vai me dizer, isso é a coisa mais antiga do mundo, intriga de pobres e ricos. Sei que sim, mas quero me ater nos últimos fatos, em razão do recente evento mundial. A “copa do mundo” e seus atletas milionários. Aqui entre nós, em razão da derrapada atrás do “hexa”, muitas pessoas culpam nossos jogadores por serem muito ricos e não se preocuparem em ser campeões ou não. Chegam até sentir saudade do tempo que os jogadores brasileiros eram escravos da bola e só enriqueciam os donos de clubes. E ressalte-se: muitos excelentes jogadores morreram na miséria. Muitos dizem “ah, que saudade do tempo que se jogava por amor à camisa, aquilo sim é que era futebol’. Será mesmo?!

 

Ledo engano... o futebol de hoje só tem graça por conta dessa excentricidade; estádios lindos e organizados, manchetes de primeira página em tudo que é noticiário, além do enorme mercado que se formou ao redor, desse que é o mais querido e alegre esporte da humanidade. - Alguém tem ideia do quanto o mundo capitalista ganha em cima desses jogadores. Alguém sabe me dizer quantas camisas do Messi, Ronaldo o CR7, Neymar, Mbappé e outros famosos são vendidas no mundo e a quanto, em valor monetário?! Não fazem a menor ideia, não é mesmo.

 

E eu estou falando apenas d’uma camisa, pense no ademais, as marcas patrocinadoras tais: Nike, Adidas, empresas aéreas ... vixe, não dá nem pra relacionar. Além do que amigos, quantos empregos estão aí sendo oferecidos em razão disso tudo. A mídia toda com todos seus profissionais, ganhando enormes salários. E a fonte é quem?! Claro, o jogador de futebol. Então pense comigo, é justo ou não eles serem muito bem recompensados. Creio que agora você entendeu por que eles são tão bem pagos.

 

Esse exemplo do jogador de futebol serve para todos aqueles que lutaram a chegar num patamar de riqueza e luxo; se é demais e exagerado, paciência; faz parte. E lembre-se, sempre haverá um ao redor fazendo isso crescer. Imagine. Pra quem a Ferrari iria vender seus carros  multi caros, quem iria morar nas grandes mansões, nas enormes torres frente ao mar, pra quem fabricariam os iates mais lindos do mundo; e o retorno que tudo isso traz em impostos pro Estado, favorecendo mais ainda a turma que está em baixo dessa linha. Pensou nisso?

 

Distribuição de riqueza é outra história e é de responsabilidade dos governantes.

 

Todo ser humano tem o direito de ter o melhor desse mundo, se estão empenhados em querer isso é algo notável, se não, é triste, penoso e possivelmente preguiçoso. Vamos viver e deixar viver, cada qual com sua cruz de pau ou de ouro.

 

É o que penso, com todo respeito aos que pensam em “contrário sensu”.

 

....................................

Antônio Souza

(Escritor)

 

Música:

https://youtu.be/z_xYyWCjogMhttps://youtu.be/z_xYyWCjogM

Eu te darei o céu – Roberto Carlos

 

www.antoniosouzaescritor.com