DAS HABILIDADES E DOS TALENTOS

Era uma vez um pé

Que se chamava Pelé

E outro que se chamava

Fred Astaire.

TEXTO INTERATIVO:

PELEGRINO & PETRÔNIO

"Foi lindo o seu gol, Petrônio!

Adorei sua performance, Pelegrino!"

Era uma vez um pé que se chamava Pelegrino. Seu sonho era ser bailarino.

Ele era o rei da ponta! Chegou a estudar francês, não para ser de bon ton, mas para fazer o glissé e mais o pas de bourrée avec toute la perfection.

Pelegrino se soltava no espaço, todo leve. O seu sonho era dançar como dançou Nureiev.

Ou - está bem! - como Travolta (no tempo em que ele dançava). E Pelegrino, acordado, sonhava. E como sonhava!

Era uma vez um outro pé que se chamava Petrônio. Também era um sonhador: queria ser um craque, ser um rei do futebol na defesa e no ataque.

Ele era sensacional, talentoso, jeitosinho... Sabia bater na bola (mas batia com carinho). Sabia brincar com ela - sua velha camarada. Dava passes de trivela e arrasava na embaixada.

Tudo bem... dois sonhadores. Mas vejam o que é o destino: o Pelegrino era irmão do Petrônio!

Acontece que os pés são assim: só nascem aos pares, de fato. (Que nem sapato.) E agora? Como é que ia ser? Um Pelegrino pensando permanentemente em passos, em palmas, pulos e pássaros, em pouso, paz e aplausos.

E um Petrônio preocupado com a perfeição dos passes, a ponta, o pique, a pelota, a pontaria... e o gol!

E não tem choro nem vela: pés são um par. Como irmão siameses, que não dá pra separar. Mas muitas cabeças - dos dedos! - pensam melhor, ora pois. Ideia que vale por duas vale melhor para dois!

Depois de muita conversa - irmão não briga com irmão, o Pelegrino e o Petrônio encontraram a solução.

E os dois foram trabalhar - vejam a vida como é - nas chuteiras de um craque tão bom quanto foi Pelé.

Autor: Ziraldo é um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro.

Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino
Enviado por Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino em 31/12/2022
Reeditado em 17/04/2023
Código do texto: T7683453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.