Escafedeu-se a Credibilidade nas Mídias Alternativas

Lá pelos finais do século XX e início deste, criticava as fontes de informações tradicionais, em especial os noticiários televisivos, por entende-los não informantes de forma ampla e irrestrita. Como se existisse espécie de seleção, além de que, em algumas situações, entendia haver ampliação ou redução de relevos e cores das notícias, como manipulando formação de opinião.

Levado pela reação ao novo, demorei algum tempo, mas entrei no Face, depois no WhatsApp e percebi que, positivamente, ali estava a alternativa de receber aquelas notícias rejeitadas, ou as mesmas divulgadas nas mídias tradicionais, mas com outros relevos e coloridos. Tínhamos agora oportunidade para melhor nos informarmos...

Em meados de 2017, creio, essa positiva e generosa nova realidade, foi colocada em xeque pelo fato: recebi foto de capa da revista Forbes com Lula e manchete, que o elegia como um dos quinhentos (acho que era esse o número) homens mais ricos do mundo.

Como, desde minha juventude, identifiquei a relação entre líderes governantes e o povo, denominada “populismo”, junto com a péssima educação, como responsáveis pelas, ainda piores, escolhas que fazemos nas eleições, não perco oportunidade para colocar dúvidas à imagem criada graças à idolatria dessa relação. Não pensei duas vezes, postei no “face book”. Recebi de amigo de longa data o seguinte comentário: “zé, essa capa é montagem, é mentira”. Envergonhado, pois confirmara a montagem da capa, postei mensagem com o devido pedido de desculpas.

Aquela credibilidade fugira apressadamente. A partir daí, antes de postar alguma coisa, procurava se a mídia tradicional, também, noticiara. Aí sim, postava e informava de qual das mídias tradicionais retirara a informação. Entretanto, aquilo que recebia e não pudera confirmar, apesar de não reenviar, ou criar postagem para divulgar, as tinha como duvidosas, mas não como totalmente falsas.

Entretanto, a partir de meados de 2020, informado sobre muitos artifícios disponibilizados pela tecnologia – máscaras humanas, espécie de dublagem por imitadores, montagens excelentes etc. – com algum esforço e confrontando com notícias correlacionadas divulgadas pela mídia, ou consultando sítios criados exclusivamente para as desmentirem, percebi que era muito expressivo o número de notícias falsas.

Esse processo cresceu exponencialmente e praticamente tomou conta das notícias recebidas pelo “zap”. Pelo exagero das notícias falsas enviadas, passei a “limpar a conversa preconceituosamente” sem as respectivas leituras. Ou seja, perdi totalmente a credibilidade nas notícias não oriundas da mídia tradicional.

Esta banalização desse crime, destruição de credibilidade nessas informações, não me tornou exceção, se estendeu a parte expressiva dos usuários dessas mídias alternativas.

As ilustrações a seguir, mais do que justificam essa perda de credibilidade nessa mídia que se tinha a expectativa de melhorar a qualidade da informação.

Durante algum tempo em que a pandemia de COVID esteve como nossa maior preocupação selecionamos algumas notícias falsas que, certamente, causaram prejuízos à saúde de muitos que agiram em função das mentiras veiculadas:

Existe um medicamento específico para o tratamento ou a prevenção da COVID-19 (parece que somente este ano – 2022, foi disponibilizado);

O consumo de álcool protege contra a COVID-19;

Animais de estimação podem transmitir a COVID-19 aos humanos;

A COVID-19 só é letal em idosos;

Só pessoas sintomáticas transmitem a COVID-19; e

Existe o risco de contaminação com AIDS na vacinação contra COVID.

Durante um longo período anterior às eleições de 2022 e se estendendo até os dias anteriores a posse do eleito, houve um aumento significativo das notícias mentirosas relacionadas à disputa eleitoral. Nem poderia ser diferente, pois o populismo, prioriza o domínio – projetos de poder, em vez de priorizar potência – projetos políticos (propostas, caminhos para desenvolvimento da nação brasileira).

A notícia veiculada por um site, que se identificava como “Forum”, tinha como vocativo ‘GRAVÍSSIMO”, acompanhada do seguinte resumo: “policial federal acusa o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chefiado pelo general Heleno, de ser o articulador dos atos de terrorismo de Estado em Brasília.

Apesar de a notícia ter probabilidades de ser verdadeira, pois o próprio presidente Bolsonaro muitas vezes ameaçou e insinuou com golpes, considerei-a falsa, pela perda da credibilidade nas notícias recebidas por esse tipo de mídia, calcadas na experiência de recebimento de número imenso dessas notícias. Ou seja, a princípio se a notícia vem desse ambiente midiático, 95% de probabilidade de ser falsa. Além disso, aquele que esteja na função jornalística, jamais caracterizaria seu informante de forma a facilitar bastante sua identificação – “servidor da Polícia Federal que é lotado na Presidência da República”. Tem mais, se caso fosse verdadeira, esse servidor, denunciaria a um grande e tradicional veículo (CNN, Bandeirantes, Globo...).

Recebida no final de novembro. O protagonista do vídeo se identificava como Mário Vilas Boas vinha ratificar vídeo anterior e responder às críticas debochadas. Neste novo vídeo, vinha trazer maiores informações sobre a morte de Lula e sua substituição por sósia. Lula havia tido mal súbito na Bahia, trazido às pressas por jatinho particular para São Paulo, Hospital Sírio Libanês, sexto andar, onde teria sido declarado como morto às 20:45 horas desse mesmo dia. A partir do dia 10 de dezembro, voltou, não o próprio, mas um sósia seu a aparecer em público...

Em princípio falsa, mas fui constatar imagens divulgadas nas mídias tradicionais. Muito difícil ter sósia capaz de renunciar e se dispor a perda do mesmo dedo. Além disso, tal cirurgia exigiria tempo de recuperação e penso que depois de quatro dias, ainda deveria ter alguma proteção. Outra coisa, muito difícil, certos gestos como tapinhas com a outra mão na mão cumprimentada, enquanto cumprimenta, e tapinha carinhoso junto à nuca ou na face de quem cumprimenta - gestos que encantam serpentes (encantador de serpentes como diagnosticou Ciro Gomes) ter sido assimilado, com tanta perfeição, por sósia em tão pouco tempo.

Dia 12 de novembro de 2022, recebi vídeo em que, numa manifestação de bolsonaristas, o porta voz lê notícia de que o advogado Wilson Koressawa, promotor de justiça do DF aposentado, teria expedido um pedido de prisão do ministro Alexandre de Moraes. Na sequência, o homem explica que “apesar da lentidão da justiça brasileira, a prisão em flagrante do ministro já foi protocolada”. Desconsiderei, por saber que para prender um ministro do STF existe todo um procedimento legal complexo. Já tivera conhecimento sobre alguma coisa desse processo se iniciando com o Procurador Geral da República. Oportuno observar como é fácil “pregar esse tipo de mentira”, visto o quanto que festejaram enquanto o porta voz “pregava a mentira”.

Recebido logo depois do dia da Bandeira – 19/11. O protagonista do vídeo se identificava como Waldir Moreira. Iniciava com o seguinte vocativo: “bem senhores, eu creio que agora nosso presidente deu o cheque mate”.

O cheque mate dado pelo presidente Bolsonaro, ocorrera por meio de um mandado de injunção, que exigia o que o presidente e as Forças Armadas queriam, os códigos fontes.

A seguir, esclarecia o porquê de ser o cheque mate do presidente, que não conseguiu se reeleger: “se entregarem assinam a sentença de prisão, se não entregarem assinam a sentença de prisão, de todo jeito, não tem jeito, cheque mate”.

Continuava com o que chamou de detalhe: “as Forças Armadas já se espalharam estrategicamente pelas cidades para proteger a nação contra os inimigos, inclusive externos.

Conclui seu vídeo, justificando e ponderando sobre a impaciência das pessoas, por entenderem que o presidente Bolsonaro não está fazendo nada; “as vezes as pessoas ficam chateadas, porque nosso presidente não está fazendo nada, mas isso requer tempo. Não é só esparramar estrategicamente, você tem que ter hospital de campanha, você tem que ter munição a vontade, você tem que ter comida, o rancho, os soldados, tudo. Está tudo pronto, agora ele deu o cheque mate pelo Diário Oficial. Não há como, países estrangeiros, ou mesmo gente daqui de dentro dizer que ele não agiu dentro da lei. Cheque mate, grande Bolsonaro”.

Imediatamente, desconsiderei a parte das mobilizações militares, visto entender que ocorreu um grande amadurecimento e entendimento pelas Forças Armadas como instituição de Estado, de forma dolorosa com o histórico de golpes, e ser lugar comum essas teorias conspiratórias. Mas, como não sabia o que era mandado de injunção, a outra parte poderia ser verdadeira. Mas, bastou entrar no atual “pai dos burros” – Google, cheguei à conclusão de tratar-se de mais uma “mentira pregada”

O mandado de injunção é uma ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que, ainda, precisam de lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos. Não tem efeito coercitivo.

Por acaso se tivesses recebido pelo teu celular, permanentemente dessas mídias alternativas, notícias como essas aqui ilustradas, não perderias também a credibilidade nas informações provenientes dessas fontes?

ENDEREÇOS RELACIONADOS

POPULISMO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6930979

PROJETO DE PODER OU PROJETO POLÍTICO?

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4004712

O QUE É POLÍTICA VELHA?

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6658564

J Coelho
Enviado por J Coelho em 03/01/2023
Código do texto: T7685992
Classificação de conteúdo: seguro