MISTÉRIOS HUMANOS

Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2023

O controle do número de habitantes do planeta Terra não define quantos habitantes já houve nele desde que a humanidade aqui surgiu. Atualmente citam em torno de um pouco mais de oito bilhões deles, os atuais que existem nele. Mas seria interessante saber quantos, no total, passaram por ele.

Talvez nem seja relevante tal saber. Mas seria, caso nos dispuséssemos à certas ou muitas análises a respeito do aprendizado de vida que a humanidade manifesta nos dias atuais. De tudo o que já se criou e desenvolveu em matéria de lições de vida, bem como das teorias comportamentais, por certo esta já deveria ter alcançado um plano ou um nível muito melhor do que mostra nesse tempo atual.

De todas as eras que a humanidade atravessou, a atual desenvolveu a tecnologia, pretendendo, se não acabar com suas dificuldades, pelo menos transformá-la em algo menos trabalhoso. Mas parece que isso não aconteceu. Pode-se até considerar-se ao contrário, haja vista que esta mesma humanidade anda reclamando de tudo e de todos. E sua primeira reclamação é a de que não tem tempo para nada.

Também deveria ser promissor que em matéria de más ações, já não se deveria agir da forma como faz grande parte das pessoas. O exercício da locupletação, por exemplo, já não deveria ser tão acentuado como é. Mas vá lá se entender um negócio como esse?!!!

As modernidades, os novos recursos e suas aplicabilidades, deveriam transformar as pessoas em seres de alta capacidade laboral. Não não foi assim e nem isso que aconteceu. Parece que a verve da desonestidade ressaltou-se de forma contrária ao que seria esperado acontecer.

Assim, as distorções aumentaram, a ponto de, hoje em dia, todas as iniciativas humanas tenham pretextos superficiais. Também maliciosos. Há muito perigo em quase todas as operações e transações que se faz em nosso cotidiano. A ponto de fazer valer um lembrete muito conhecido: "todo cuidado é pouco".

Desse jeito, seria necessário muito trabalho intelectual e doutrinário no sentido de se buscar tais desacertos e descontroles. Por que buscar manobras escusas de sobrevivência, quando sabemos que isso prejudica a todos, quase sem exceção? E, pelo jeito, passou a ser quase uma regra tal proposta.

Enfim, mais uma vez é necessário lembrar da afirmação de Shakespeare com relação a todos os mistérios existentes em nosso mundo, que estão ligados a todos nós. Quase que sem nenhuma exceção.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/01/2023
Reeditado em 05/01/2023
Código do texto: T7687243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.