VELEJAR

Já tivemos outros veleiros, e a idéia de fazer um catamarã foi a de superar alguns limites dos outros barcos como a quilha que não permite que nos aproximemos muito dos lugares rasos, e curtir o belo visual do nosso litoral.

Outras características também foram acrescentadas como  segurança ,visto que projetei os cascos insubmergíveis, o fato também de não adernar, melhora muito o conforto como reduz a sensação do enjôo aos menos adaptados.

Passados cinco anos, fizemos um

acréscimo de mais 2,5m,  ficando com 9m de  comprimento. Foi instalada uma cozinha a boreste e um sanitário a bombordo, melhorando muito a permanência a bordo até por alguns dias.

Considerando que se trata de um protótipo idealizado para ser construído com baixo custo , posso afirmar que ultrapassou bem a nossa expectativa.

Quanto a navegação propriamente, é um tempo mágico, que nos proporciona profundas reflexões, é ali diante da imensidão de um oceano que nos damos conta do nosso devido tamanho, é neste meio que se aperfeiçoam sentimentos como solidariedade, abnegação diante das imponderáveis forças da natureza e respeito pela mesma , bem como consciência dos nossos limites.

Enfim, velejar é uma escola onde vai se aprendendo na prática,    e as vezes com duras lições. E quando se pensa que se sabe o bastante, o mar te ensina uma nova lição.

O navegante
Enviado por O navegante em 11/01/2023
Reeditado em 25/04/2024
Código do texto: T7692097
Classificação de conteúdo: seguro