Que diferença!

Abertura do Carioca 2023, dia 15 de janeiro. No Rio, um sol para cada um. Parece exagero, uma daquelas absurdas hipérboles contadas por pescador, ou de torcedor botafoguense falando sobre as épocas remotas em que seu time vencia alguma coisa, mas não é. Os termômetros chegaram a 40 graus e a sensação térmica bateu 54 graus no forno carioca. Consequentemente, as praias ficaram lotadas, aquela confusão estival insuportável na luta pelo metro quadrado das areias abarrotadas de corpos suados, cerveja batizada e chá mate.

O Flamengo entraria em campo às 18h, mas o entorno do Maracanã já fervilhava de torcedores com as frescas cores vermelho e preto atacando qualquer vestígio de sombra que aparecesse. Numa tarde como aquela, pensar em assistir a um jogo de futebol é maluquice, jogar a partida é ainda mais insano. Mas a sandice não faz parte do futebol, portanto a bola já rolava no Engenhão e em breve rolaria também no Maracanã.

Há de se esperar que o estádio ficasse vazio, afinal era jogo de estreia (contra o Audax foi antecipação da 5ª rodada) contra um time pequeno, no domingo mais quente do ano, totalmente compreensível que o Flamengo levasse ao Maracanã um público reduzido, como aconteceu com os outros três times de maior poder no estado. Mas isso aqui, amigos, é Flamengo. Os quase 52 mil rubro-negros que foram matar a saudade dos seus jogadores enfrentaram o sol como o time enfrentou a Portuguesa. A Nação cantou junto, batucou, fez festa durante os 90 minutos. O caldeirão ferveu sem derramar, porque mais cabiam naquela feijoada carioca.

Depois da rodada, a constatação evidente de que o Flamengo movimenta muito mais esse defasado futebol do Rio de Janeiro do que seus rivais. Enquanto o Flamengo arrecadou R$1.660.773,00 em um jogo sem muita relevância, o Botafogo conseguiu colocar nos bolsos de John Textor apenas R$125.556,00. A diferença é escandalosa, vergonhosa, vexatória. Fica claro por que o Flamengo tem a cota de televisão maior do que os demais, ele movimenta mais público, atinge mais pessoas, engaja mais torcida, dá mais dinheiro aos investidores do que a soma dos três outros juntos. Botafogo, Fluminense e Vasco levaram aos estádios 28.680 torcedores, arrecadando R$514.926,00; menos da metade do que o rubro-negro arrecadou sozinho.

Público e renda da 1ª rodada do Campeonato Estadual de 2023

14/01 – Vasco 0 x 0 Madureira – público total: 16.682 – renda: R$213.840,00

15/01 - Botafogo 0 x 1 Audax – público total: 4.327 – renda R$125.556,00

15/01 - Resende 0 x 1 Fluminense – público total: 7.671 – renda R$175.530,00

15/01 - Flamengo 4 x 1 Portuguesa – público total: 51.994 – renda R$1.660.773,00