Novos tempos,velhas atitudes

Outro dia,escutei um médico dizer para uma paciente , através de um sorriso brincalhão, “ com essa idade?” , só porque agora a mulher se livrara do peso nas pernas e da estética feia,pois fizera cirurgia das varizes e poderia usar roupas mais curtas no verão. Fiquei pensando no assunto.

Desde quando tem idade para colocar bermuda,biquíni,maiô e afins? Alguém criou uma lei que diz que a partir de tal idade as mulheres ,em especial, têm que usar roupas compridas,em pleno verão? É uma questão de bom senso , da pessoa se sentir bem , do estilo pessoal de cada um. Não da idade.

A idade é só um número do RG. A idade cronológica. Não a idade celular ou espiritual. Tem senhores e senhoras usando roupas despojadas ,pois têm estilo mais descontraído , esportista. Outros, mais tradicional;outros,uma mistura de tudo e mais um pouco. As tendências são inúmeras ,hoje em dia,em pleno século XXI. Porém,a educação ainda é “das antigas”,como se diz,para algumas coisas e aí entra o preconceito(pré conceito de algo ou de alguém). É a família que passa para a criança e assim vai se moldando na cabeça do sujeito e “desemboca” quando começa a participar ativamente na sociedade onde faz parte. Até a mídia ajuda a espraiar esse tal preconceito.

Voltando à frase que o médico disse,percebeu-se que ele não se dera conta da gafe que fez,mostrou um ato involuntário que está dentro de nós (ou a maioria de nós),inconsciente. Parece que combinou com a idéia dos países onde é lei as mulheres usarem roupas compridas e etc. Mas isso é questão de costume ,religião,princípios e tal. Não num país tropical como o nosso,com idéias avançadas em todos os setores.

E nota-se mais uma vez que este tipo de comentário aparecerá por muito tempo,até que todas as famílias mudem para sempre seus pensamentos em relação a isso e o tal preconceito vire apenas uma escolha de cada um ; aquela frase que diz “ah ,ela/ ele gosta de estar assim” e não a idade prevalecendo,como um prazo de validade 24h,em tudo na nossa vida.

Novos tempos,novas atitudes cem por cento ,não é mesmo?