Let It be: uma mensagem de esperança

Às vésperas da mamãe completar dois anos de partida, no dia 15 deste janeiro de 2023, o YouTube me notificou uma resposta a um comentário que eu fiz lá, de um sonho meu, com minha mãe, Maria Ivanilda, um mês e meio depois que ela tinha partido.

O comentário foi em um vídeo do Paul McCartney cantando Let It be, a música que ele fez quando teve um sonho com a mãe dele, que também se chamava Maria, e que também já havia partido.

Interessante é que o YouTube nunca havia notificado nenhum comentário sobre o que eu tinha escrito e quando fui ver havia 30 respostas e mais de trezentas curtidas. Pra mim isso é um evento.

O sonho do Paul foi no momento mais conturbado para os Beatles, eles estavam se separando e o Paul era o único que não queria isso, ficando muito triste. Então a mãe dele disse no sonho para ele não se preocupar, deixar as coisas acontecerem. Ele acordou e compôs a música.

Segundo Paul, a mãe dele parecia estar em paz no sonho, dizendo ‘tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará’. Ele não lembra se ela falou exatamente "deixe estar" (Let It be), mas era esse o sentido da mensagem. A música não apareceu no meu sonho, mas o sentimento que ele teve de ver a mãe foi igual o meu: acordou com uma sensação muito boa. Era como se ela o tivesse visitado de verdade dizendo : ‘Seja doce, não lute contra as coisas, simplesmente tente seguir a corrente e tudo vai dar certo’.

Eu nem lembrava mais do meu sonho, nem que eu tinha feito o comentário, afinal foi há dois anos, mas, nestes dias de um Brasil tão turbulento, que tem nos deixado tão atônitos, a notificação do YouTube, foi tão providencial e reconfortante que quero compartilhar o meu sonho:

Eu estava em uma casa totalmente bagunçada, roupas jogadas por toda parte, um banheiro horrível de sujo, e eu me aborreci demais, não entendendo como as pessoas tinham deixado aquele lugar daquele jeito. Então passei por um quarto onde a mamãe estava, muito tranquila, passando roupas, que eram muitas, e eu entendi que ela estava organizando toda aquela bagunça. Isso me passou uma tranquilidade enorme e pensei, ainda em sonho: "se a mamãe está desse jeito, tranquila, nessa bagunça toda, porque eu vou me aborrecer?". Era como se ela dissesse: "meu filho, não te preocupa, deixa as coisas acontecerem, vai ficar tudo bem". Foi um calmante para mim. O jeito nesses dias é Let It be.