De Volta aos Sonhos

Há muito que me acompanha o interesse sobre o porquê dos sonhos, ou seja, sempre, muitos dos sonhos sonhados eram acompanhados da pergunta: “porque tive esse sonho”?

Se a memória não pregar peça, acho que em meados de 2018, garimpando numa grande livraria no centro do Rio de Janeiro, encontrei um livro cujo título era mais do que convincente: “Por que sonhei com isso”? A autora, renomada analista de sonhos norte americana, Lauri Quinn Loewenberg.

Apreciei demais a leitura, mas não consegui satisfação esperada à questão principal. Aumentou ainda mais meu interesse, pois ficou claro, que a compreensão dos sonhos era ótima ferramenta para o autoconhecimento.

Assim, parti para pesquisar sobre livros que ajudassem esse entendimento, mas que fossem de estudiosos que pertencessem a esse grupo mais restrito (por enquanto) e reconhecidos como integradores entre ciência e espiritualidade. Os escolhidos foram da linha junguiana. Passei a pesquisar sobre, escolhi dois deles e encomendei por livraria virtual.

Ao mesmo tempo em que me convencia, que havia entendido pontos necessários ao objetivo traçado, organizava esse entendimento e postava em artigos nesse riquíssimo recanto.

As postagens iniciaram em 08/10/2019 e foram interrompidas devido, ao início da pandemia, quando o maior interesse passou a ser sobre vírus, viroses, COVID – 19, OMS, vacinas, medidas preventivas... A seguir, houve esforço concentrado para viver na cidade que passou a ser morada dos filhos e netos, praticamente interrompendo essas prazerosa atividade. Depois surgiu interesse sobre a teoria proposta por Amit Goswami e, somente agora, depois desse longo período, se está de volta aos sonhos.

Os três primeiros artigos foram voltados aos fundamentos da psicologia junguiana e de posse desse entendimento básico a publicação sobre o entendimento satisfatório, sobre os sonhos.

Neste ano, o compromisso é de concluir o trabalho sobre sonhos. A próxima postagem tratará de um dos tipos de estrutura geral da psique, os Complexos.

ENDEREÇOS REALCIONADOS

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA (PSICOLOGIA; PSIQUE; E ESTRUTURAS GERAIS)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6764031

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA – ESTRUTURAS ESPECIALIZADAS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6770289

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA – INCONSCIENTE, SI MESMO E INDIVIDUAÇÃO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6776019

O QUE SÃO OS SONHOS

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6781902

J Coelho
Enviado por J Coelho em 19/01/2023
Código do texto: T7699236
Classificação de conteúdo: seguro