Presente da Esperança

Hoje, metade de janeiro do ano de 2023, é meu aniversário...

Acordo feliz... Uma calma gostosa invade o meu coração...

Mas um ano de vida ou menos um ano de vida? Não importa ... Nada vai estragar meu dia...

Resolvi almoçar olhando o mar...

Mereço! Um calor danado na cidade maravilhosa e hoje é o meu dia...

Aguardo minhas sobrinhas chegarem ...

A fome começou a bater mas fiz a opção de não comer nada e esperar o almoço, pois já tinha tomado um generoso café da manhã.

Chegaram e descemos para pegar o metrô rumo a Copacabana.

Na portaria do prédio, esperando meu filho, vi um vulto esquisito, quase um borrão de gente atravessando a estrada...Não entendi muito ... Uma outra mulher muito magrinha, cabelo curto, nariz machucado, chinelo no pé, roupa muito humilde e com uma caixa de balas na mão deu uma sacola branca para a pessoa, que mais de perto pude vê que era uma mulher...

Observei que ela agarrou a sacola com as duas mãos e foi embora, como uma sombra...

A vendedora de bala, passou pela gente falando e gesticulando " Eu estou com fome, acabei de comprar uma quentinha, mas não suportei vê aquela mulher revirando o lixo para comer".

Por alguns segundos fiquei perplexa, não acreditei no que via e ouvia ...

Minha sobrinha olhou para mim e murmurou: " Tia ela deu a comida dela".

Então chamei a mulher que já ia lá na frente ...

Ela voltou sorridente, oferecendo suas balas.

Eu disse pra ela que não precisava e dei o dinheiro do seu almoço.

Ela agradeceu muito e disse que jamais deixaria um ser humano na sua frente comer coisa do lixo...

E se foi parecendo uma Esperança, aquele bichinho verde, magrinho e rápido que eu via muito na casa da minha vó...

Na verdade, neste dia, ela representou a esperança para mim... Hoje, dezessete de janeiro, meu aniversário, recebi um presente desta mulher. A chama que estava se apagando pela falta de fé na humanidade, reascendeu. Recebi um presente que foi o de presenciar esse ato de amor ao próximo.

Essa é a verdadeira generosidade e caridade. Aquela mulher não doou o que sobejava, ela doou o único alimento que tinha...Me fez pensar na passagem bíblica da oferta da viúva pobre...

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Provando que nobreza de alma independe de condições financeiras.

A Esperança demonstrou com seus gestos que tinha estas virtudes que se encontram em falta em nossa sociedade.

Aquela mulher deu o pouco que tinha e agiu naturalmente, sem esperar nada em troca, sem saber sequer se almoçaria naquele dia.

Pena que não deu tempo e não tive oportunidade de saber mais daquela mulher...

Quem sabe um dia ainda posso agradecer seu presente?!

Por hoje, gratidão apenas!

Beijo no coração!

"O ideal do amor e da verdadeira generosidade é dar tudo de si, mas sempre sentir como se isso não houvesse lhe custado nada." Simone de Beauvoir