"Os Anos de Chumbo"

1958 quando o Brasil tinha cerca de 60 milhões de habitantes, tempo em que tudo era muito, com meios de comunicação precários, havia somente os Correios que sempre prestaram serviço de excelência aos brasileiros, que mesmo com alguma demora as correspondências chegavam as mãos dos destinatários, telefone só os mais aquinhoados é que tinham em suas casas, era considerado algo de luxo e não de primeira necessidade, o rádio era apenas instrumento para emissão de notícias, músicas e algumas outras artes cujo acesso aos seus microfones era bastante restrito .

Faltava energia elétrica na maioria das pequenas cidades do interior, rara era criança e pré-adolescente vivendo nessas estâncias que conheciam pelos menos uma lâmpada elétrica, essa só os mais idosos e inteligentes podiam imaginar.

Foi o começo de um progresso com a construção de novas rodovias e melhoramento das ferrovias. Avião só os ricos ou celebridades tinham acesso e podiam viajar para algum lugar do mundo.

E o pior foi que passou a existir a partir de 1964, quando do golpe militar implantado, a ditadura terrível que ceifou vidas, muitas vidas não podíamos manifestar pensamentos, - o país ficou isolado do mundo por mais de duas décadas - se isso acontecesse as lideranças menos conhecidas eram raptadas em suas casas na madrugada, na calada da noite, levadas para o porão do DOICOD - lugar onde torturavam e matavam os desafetos do regime sem piedade. Assistam ou leiam Muro de Arrimo de Jean Francesco Guarnieri para conferir. Eu vivi e resisti a tudo isso, posso falar de cadeira. Hoje na Democracia com a Tecnologia, a Ciências e as Artes evoluindo, todos meios de comunicação ao nosso dispor, podemos respirar e sentir o ar da liberdade em todas as partes desse país chamado Brasil de dimensão continental, AME-O viva feliz para sempre porque é assim que tem de ser.

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 22/01/2023
Reeditado em 23/01/2023
Código do texto: T7701172
Classificação de conteúdo: seguro