UM ASSUNTO PUXA O OUTRO

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023.

A afirmação que se emprega no cotidiano que "um assunto puxa outro", é de uma verdade muito próxima daquilo que classificamos como absoluta. E isto se emprega no desenvolvimento de quaisquer artigos, crônicas e tudo o que se desenrola como expressões. Então, emenda-se tais conteúdos sem a menor dificuldade.

No conteúdo anterior deste espaço, foi dissertado a respeito das inobservâncias humanas em seus agires. E por mais que ele acentue ser possuidor de inteligência, em boa parte das vezes suas ações fogem à tal característica. Ou propriedade, que seja.

Existe um fato tão corriqueiro nisso que desperta interesse de alguns em observar e analisar. Na escolha de uma atividade profissional deveria valer sempre a aptidão da pessoa naquilo que escolheu ou escolhe para atuar profissionalmente. Mas não é isso o que se observa.

Ao rico isso fica mais favorecido do que ao pobre. Isso porque esse, quase sempre desfavorecido econômica e financeiramente, o obriga a ter que trabalhar cedo, ainda muito jovem, agarrando a primeira oferta profissional que lhe oferecem. Quase que absolutamente não passa perto daquilo que almeja ou sonha.

Por outro lado, aqueles em situações inversas a esses, adquirem condições de estudarem e formarem-se no que possam planejar. Mas aí também as coisas não correm naturalmente porque os país desses jovens costumam querer influir na escolha de seus caminhos. Isso quase sempre ocorre em suas frustrações de não terem alcançado seus sonhos, exigindo isso de seus dependentes. Daí formarem-se muita gente fora daquilo que deveriam atuar.

O reflexo disso se vê no cotidiano. Pessoas inaptas desempenhando funções fora de suas aptidões. Isso é altamente prejudicial ao meio em que se vive. Mas também ao próprio. Sem contar que maus profissionais gerarão situações até perigosas em seus desempenhos, com reflexos negativos à sociedade.

Mas parece que tudo isso passa desapercebido à maioria de nós. Quanta gente anda por aí fazendo horrores profissionalmente? Sabe-se existir os tais testes vocacionais. Talvez só uns poucos se submetam, a eles. Tudo isso gera tantos problemas. Mas poucos são os que se preocupam com esses aspectos da vida. Uma pena.

Até mesmo as facilidades criadas através de uma parafernália eletrônica, não é capaz de consertar tal processo. E do jeito que se pode observar, isso até tem agravado tal situação. Isto porque manusear, manipular ou operar um desses instrumentos modernos, não chega a capacitar a muitos tais desempenhos. É onde pesará o exercício e a expressão da aptidão que cada um possui naturalmente, até mesmo desde nascido.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/01/2023
Código do texto: T7704375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.