TEMPOS MODERNOS, TEMPOS CORRIDOS, TEMPOS SOFRIDOS...

Sábado, 4 de Fevereiro de 2023.

Quantos de nós, os coroas de hoje, principalmente em idades acima de setenta anos, conseguiriam imaginar, quando ainda novos, viver num ambiente tão nocivo quanto esse em que vivemos nesses dias atuais?

O aspecto violência deve ser destacado porque ela possui uma gama enorme de nuances. São de muitos modos. Mas muita gente não se apercebe disso. Os mais velhos não estão sendo tratados como deveriam. A impressão que se tem é de que os classificam como coisas.

A tecnologia incumbiu-se de facilitar a vida nesses tempos modernos. A parafernália eletrônica mudou totalmente os exercícios laborais das pessoas. Daí que os mais novos chegam a tripudiar sobre os mais velhos, como se eles não tivessem conhecimento de coisa alguma. Talvez só um pouco.

Só que esses não percebem que se lhes fossem tiradas a eletricidade, a eletrônica e a informática, nem saberiam por onde começar em quaisquer das atividades que aí estão. Tampouco raciocinam como tudo era realizado há décadas ou até mesmo séculos atrás. E nem se deve perder tempo com tal assertiva. Ninguém quer saber de nada do antes, só do agora.

No entanto, a vida parece ter se tornado mais fácil mas, na verdade, isso não aconteceu. E o primeiro fator a ser observado é o custo financeiro dessa mesma vida. Mas não só este. O desgaste físico junta-se com o desgaste emocional, psicológico e mental. Hoje esses aspectos devem ser observados com mais apuro do que antes. Há tanta gente submetido à drágeas. Para diversos tipos de tratamentos médicos em função dessas modernidades.

Não se chegou a encurtar as tarefas como muitos pensam. Ganhou-se alguma coisa de um lado e perdeu-se de outro. O exemplo disso consiste nas reclamações de todos sobre um fato: a falta de tempo para tudo. Afirmam nunca terem tempo para nada. Não é divertido isso? Alguns até sugerem um dia possuir mais horas do que as vinte e quatro que existem.

O problema é que com o avançar dos tempos, ainda teremos e passaremos por muitas mudanças. No mundo e em nossas vidas. Mas muitos do que estão vivos, hoje, paradoxalmente verá sua vida encurtada devido aos muitos desgastes de todos os tipos que enfrentará e o desgastará. Isso é só uma questão de tempo para se comprovar.

E é bom lembrar das dificuldades que o mundo anda atravessante no tocante ao fim dos recursos naturais. O petróleo é um deles. Mas os degelos nas calotas polares está se acentuando a cada dia mais, bem como com o aumento dos níveis oceânicos ao redor do mundo. Enfim, os desequilíbrios climáticos chamam muito a atenção da ciência. As temperaturas andam oscilando muito nessas últimas décadas.

Com isso o próprio ser humano vai se abalando e modificando. Há gente por demais desajustada por aí afora. E estão 'metendo os pés pelas mãos' de uma forma descontrolada. Isso parará? É claro que não.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 04/02/2023
Código do texto: T7711091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.