Humildade... Fatos & Fotos

(Crônica)

 

Há poucos dias passados o mundo do futebol viveu momentos de extrema alegria; numa partida de futebol lá pelas arábias, estavam em campo dois grandes jogadores, considerados os melhores do mundo; se não atualmente, mas sim os que somam mais títulos de melhores do planeta, nas últimas décadas. Messi 5 (cinco) e Cristiano Ronaldo 4 (quatro) vezes. Talento de sobra em cada um, isso ninguém discute. Porém, o que me trouxe pra esse teclado, foram as duas fotos acima.

 

Fiquei feliz quando as vi na internet. Coincidência ou não, mas o fotógrafo parece ter tido a mesma impressão que eu naquele momento. Lembro que eu exclamei quando vi as cenas em campo, eu disse em voz alta:  - Meu Deus o que é isso!? – e o jogo, ainda nem tinha começado.

 

Pois bem, para que você entenda melhor: o Messi já estava posicionado para o início da partida, nesse instante Cristiano Ronaldo, vem se aproximando para a sua posição em campo, vendo-o se aproximar Messi abriu um semblante de feliz, mas o Cristiano, apenas tocou-lhe os dedos, sem sequer olha-lo, seguindo em frente, ignorando-o humilhantemente. O sorriso de Messi murchou e o que vimos foi a cena seguinte. - Eu daria tudo pra saber o que se passou na mente e no coração do Messi naquela hora.  Eu gosto muito dos dois, e fiquei muito triste com aquilo que vi.

 

O jogo começou e foi uma partida linda com muitos gols e os dois foram brilhantes. Vendo-os jogar tão bem; eu fiquei pensando: - poxa, mas por que “o Cristiano” fez aquilo?! - e comecei a querer me dar razões para não baixar a estima que tenho por Ele. Pensei: - “Talvez ele estivesse usando alguma técnica para desequilibrar o seu adversário, ou como é muito profissional não quis misturar as coisas, dedicando-se a focar somente no seu trabalho”. É, terminei me convencendo assim.

 

Mas por outro lado a intriga não me deixava de mão, e me torturava em pensamentos: - “Que oportunidade eles perderam, ou Ele o Cristiano perdeu. Poderiam ter se abraçado e confabulado ali mesmo, ainda que às pressas; um dizendo ao outro: - você tem ideia de quantas pessoas estão felizes com esse nosso encontro? E no mesmo papo, humildemente, um dizendo ao outro: você é o melhor... não você é o melhor... finalizavam falando entre si: tá bom, vamos ver isso agora, vou marcar dois gols no seu time e o outro, tá... quero ver”. - Isso pra mim seria o paraíso.

 

O time do Messi venceu, ele marcou dois gols, foi ovacionado e levantou a taça. Cristiano Ronaldo perdeu, mas foi eleito o melhor em campo “o craque do jogo”, também ganhou um troféu.

 

E eu, ainda estou aqui pensando, como são as coisas da vida. Voltei a lembrar daquela máxima:” a vida tem razões que a própria razão desconhece”. Certos fatos e fotos, nem sempre condizem com a realidade das coisas. Julgar sempre vai ser algo muito... muito sério. Mas o certo é que a humildade, ainda que seja algo personalíssimo, às vezes deve ser demonstrada, sob pena de sermos taxados de arrogantes.

 

Avante!

 

...........................

Antônio Souza

(Escritor)

 

www.antoniosouzaescritor.com