Vergonhas na infância

Ontem à noite, li um texto sobre vergonhas de uma amiga, escritora do Recanto. Como tive insônia, fiquei recordando minhas vergonhas no decorrer de minha vida. Uma das vergonhas que sentia na minha infância era encontrar com alguma professora da escola.Quando eu estava andando na rua, eu mudava de calçada quando via de longe alguma professora do meu grupo escolar. Se eu estava olhando da janela, saía para que ela não me visse.

Fiquei admirada, certo dia, quando estava andando no meu bairro, Vila Madalena, com minha filha, Raquel e ela me disse apontando para uma senhora: “olha a minha professora!, vou falar com ela.” Pensei: “Raquel não é como eu, que morria de vergonha das professoras, ainda bem.

Outra vergonha que passei, enquanto cursava o curso primário, foi ter que carregar um galho de uma árvore para ser plantada no Dia da Árvore. Lembro-me que eu era a primeira aluna numa fila de todos os alunos do grupo escolar. Morri de vergonha, carregando aquela árvore, que fui sorteada para carregar.

Outra coisa que sempre tive vergonha ,no meu tempo de estudante, era de colar nas provas, motivo que nunca colei. Nunca me preocupei muito com notas. Só queria aprender para não repetir. Ficava espantada com alunas que não tinham vergonha de colar. Hoje sei que essa vergonha foi uma das que valeu a pena.

Certa ocasião, em que morri de vergonha foi a de ter que visitar uma família que morava na cidade de Coimbra e tinha mudado para Viçosa. Eu estava andando descalça com minhas primas, quando de repente, elas quiseram visitar essa família. Eu disse: “eu não posso, estou descalça”. Elas não deram atenção para mim, tocaram a campainha na casa da família. Fiquei meia hora mais ou menos lá, morrendo de vergonha.

Hoje fico pensando, muitos têm vergonhas com pequenos atos, enquanto os políticos são tão corruptos e não sentem vergonha, só não querem ser presos.vergonha que alguém lesse um texto meu tive, Uma vez uma professora leu um texto meu para a classe. Fiquei com muito medo que ela falasse de quem era o texto. Porém ela não falou que o texto era meu. Fiquei aliviada . Tinha vergonha também de usar vestido novo.

Atiz