SER E SABER

SER E SABER

Ouvindo a música meus tempos de criança, aquela da professorinha a, famosa composição de Ataulfo Alves com a célebre frase; eu era feliz e não sabia fiquei pensando.

A imaginação e o sonho invadem e colorem as lembranças e tudo no passado parece mágico, mas não é bem assim, não temos saudade do que passou, temos saudade do que deveria ter sido, ou do que deveriamos ter valorizado. Entre o que senti e o que sinto há um enorme abismo.

Hoje vemos de forma glamourosa os acontecimentos da vida, tudo era belo, gostoso prazeroso. Mentira naquela época já existia a rotina. Reclamávamos de muitas coisas e o que hoje é visto como algo encantado era visto à época como alguma coisa comum e corriqueira.

Eu tenho saudade do tempo da escola, dos colegas, das provas... Eu amava tudo isso? Mentira. Reclamava de ter que estudar, ficava tenso na hora das provas e queria que aquela época hoje vista como tão mágica acabasse logo. Quantas vezes eu disse: não vejo a hora de me formar e sair dessa escola. Naquela escola eu amo o que deveria ter amado

A minha lembrança mente para mim. A imaginação transforma as coisas. Eu queria ter sentido aquele apreço pela época passada, mas não sentia. Queria ter valorizado cada momento ali vivido. Queria ter sido o sonhador das lembranças de hoje, vendo vida brotar em cada canto e achando tudo maravilhoso, mas não foi assim, tudo era rotina, trabalho e obrigação.

A alegria estava escondida num canto qualquer tal qual um cobra enrodilhada esperando para dar o bote quando o futuro chegasse.

A frase era feliz e não sabia faz sentido, realmente não valorizávamos o tempo, mas por que não ser feliz e saber? O hoje é apenas um tempo da vida assim como o passado. Será que o destino determinou assim: antigamente tudo era bom e hoje é tudo ruim? Isso não faz sentido. Cada epoca tem seus encantos e tudo o que vivemos de uma forma ou de outra marca. Porque não valorizar o hoje com as coisas do hoje, com a mesma magia com que vemos o passado?

Pode ter certeza você terá saudade do hoje, que acha sem graça da mesma forma que tem saudade desse passado que também achava sem graça.

Daqui há algum tempo vou me lembrar do dia em que escrevia esse texto nesse blog. Do celular dessa epoca com as coisas que gosto de ler nele. dos inventos top de linha hoje que amanhã serão obsoletos. Dos papos com algumas pessoas que hoje acho sem graça, das pessoas que estão aqui e não mais estarão. As coisas sem graça do hoje serão maravilhosas no amanhã.

Não não quero esperar, não preciso, esperar é jogar a vida fora. So tenho o hoje só ele é verdadeiro. O ontem se foi, so o tenho nas lembranças deturpadas pela imaginação, o amanhã pode ser que nem venha. Dele nada sei. So o hoje está em minhas mãos.

A velha história de que só se dá valor quando se perde.

A vida acontece no agora.

Seja feliz hoje e esteja consciente disso.