ME ENGANA QUE GOSTO!

Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2023.

Repetir assertivas, temas, assuntos e afirmações é muito mais comum em quem exercita o desenvolvimento de textos, do que se pode imaginar. E para quem lê um autor, é fácil perceber isso. Pode-se até criticar tal fato. Mas, antes, deve-se entender todo o contexto daquilo que está sendo mostrado. Isso porque haverá uma variação ao final. Porque um assunto puxa outro.

E como a vida é uma repetição crônica de atos e ações, nada mais natural que siga-se tal situação. Sendo assim, há que se dar um pequeno desconto nessas possíveis falhas. Se é que se pode chamar ou classificar isso como tal.

Dezenas, milhares, milhões de vezes já ouvimos, lemos e vimos, não necessariamente nessa ordem, afirmarem que todos os seres humanos são iguais uns aos outros. Claro que isso é um ledo engano de quem o afirma. Porque somos diferentes ao extremo. E talvez essas diferenças igualem a todos. Digamos que se caia num paradoxo existencial.

Cada um de nós possui propriedades que nos fazem diferentes. Peguemos, grosseiramente, uma classe estudantil. de qualquer nível. Logo perceberemos e constataremos certas diferenças entre os alunos. Existem os muitos estudiosos, os meios estudiosos e os poucos estudiosos. Isso é imperioso.

O mesmo se aplica em todas as circunstâncias da vida. Existem as boas pessoas, as razoáveis e as péssimas. E a vida segue sem cessar ou mesmo parar. Dentro desse padrão. E é onde caberá a escolha de cada um de nós em qual nível pertencer. Isso também é imperioso. O resultado adquiriremos lá adiante, ao colhermos os frutos que semeamos lá atrás.

Voltando ao primeiro parágrafo, citaremos uma das assertivas anteriores. Aquela que aborda sobre o exercício do humano em sempre puxar a brasa para a própria sardinha. O que representa dizer, querer aparecer mais do que pode, deve e é. Isso atrapalha o geral. Porque engana aos outros tentando passar uma imagem que podemos dizer irreal.

Cada um deve expressar verdadeiramente seus conteúdos. Quando não o faz, ou faz diferente disso, está usando de subterfúgios. Com alguma intenção de tirar um proveito qualquer. E no humano isso é até corriqueiro. Talvez por isso é que tenhamos uma gama de mazelas entre todos.

Assim, imaginemos se essa tal de raça humana não possuísse o que pregam de forma acentuada, a inteligência? Se com ela a coisa já é periclitante, sem ela tudo degringolaria de vez. Concorda?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/02/2023
Código do texto: T7715011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.