NÃO AJA DESCONHECENDO O QUE ENCONTRAREMOS DO LADO DE LÁ.

fevereiro 12, 2023

NÃO AJA DESCONHECENDO O QUE ENCONTRAREMOS DO LADO DE LÁ.

Esse mundo atual em que vivemos, pode ser explicado por uma simples frase. Aquela proferida por Shakespeare, através de um de seus personagens: "existe mais mistérios entre o Céu e a Terra do que imagina a nossa vã filosofia".

As muitas pressões pelas quais um ser humano passa hoje, anda causando um grau superlativo em suas ações equivocadas. Uma delas é promover sua própria morte. E alguns classificam tal ato como covardia. Outros, ao contrário, de coragem.

Essa discussão a respeito cabe apenas a quem perpetra essa intenção. Mas se analisada criteriosamente, chegar-se-á apenas à uma conclusão. Este indivíduo desconhece os fatos que o envolvem. E a primeira ideia a respeito é uma regra simples pré-estabelecida pela própria humanidade: não se muda e/ou altera as regras de um jogo enquanto ele está em ação.

Se o elemento nasceu para a vida nesse mundo, deverá cumprir todo o seu período. E nas condições que lhe foi estabelecida por quem o criou.

Claro que parece ser uma coisa simples. Mas não é. Porque as posições individuais que ocupamos nela, são muito diferente entre todos. Uns mais e outros menos abastados, o que interfere no desenrolar dessas vidas.

Mas a coisa é mais interessante ainda, porque há aqueles que nasceram sob riquezas mas que não usufruem dessa vida como deviam. Danam a fazer estragos a si e aos demais. Enquanto que outros, ao contrário, mesmo desvalidos, vivem uma vida de utilidade quase plena, principalmente em ajudar seu próximo. E acabam por ter uma vida melhor que a do outro.

Há situações imperiosas, como a de uma doença grave, que pode alterar esse entendimento. Porque viver sob um sofrimento físico crônico, é um peso para poucos suportarem. Mas existem aqueles que o conseguem. Daí, se esses assim agem, por que outros, não? Vai de cada um.

Mas voltando às regras do jogo da vida que não devem ser mudadas, essas devem ser atribuídas aos mistérios desta. Mesmo com muitas teorias a respeito, principalmente no plano religioso, até hoje não se chegou à nenhuma conclusão da nossa verdadeira origem. Tampouco o destino que tomaremos ao fim dessa existência.

Sendo assim, com tantas hipóteses afirmadas, não seria de bom tom incorrermos na violência praticada para buscar cessar nosso viver. Que se tenha muita perseverança e crédito a respeito dessa travessia entre a vida e a morte. Aguardemos, portanto, esse desfecho, com resultados por lá de alvissareiros.

*Em tempo: há que se buscar sempre a ajuda alheia. Mesmo que se saiba serem por parte de poucos nisso.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 12/02/2023
Reeditado em 12/02/2023
Código do texto: T7717537
Classificação de conteúdo: seguro