Por que há leitores que nunca deixaram de ler um livro até o fim?

Por que há leitores que nunca deixaram de ler um livro até o fim?

Eu só lia um livro que não gostava, se ele fosse cair numa prova de vestibular, ou fosse trabalho escolar. Acho se não gostamos de um livro, esquecemos facilmente sua história, sendo assim é tempo perdido. Não gosto de aprender algo e esquecer. Um dos livros que li, no tempo da faculdade, e esqueci completamente foi o livro de José de Alencar: O sertanejo. Porém quando lecionava no curso Médio, costumava pedir aos meus alunos para lerem certos livros e escrevia uma relação na lousa e deixava que eles escolhessem. O seminário era feito em grupo. Certa vez, um grupo escolheu o livro: O sertanejo. Dias após a apresentação do seminário, reli o livro que tinha esquecido completamente. Fiquei arrependida de pedir meus alunos que o lessem, pois achei bem chato. Porém meus alunos não reclamaram de tê-lo lido, pelo menos, para mim. Há um escritor húngaro, Sándor Márai, que num de seus romances:" De verdade", o personagem principal do livro disse que quando pegava um livro para ler, lia até o fim. Penso que os personagens de um livro, geralmente dizem aquilo que o autor realmente faz. Sándor Márai leu Os Sertõs de Euclides da Cunha, um livro que nunca tive vontade de ler, mas após ler seu livro Veredicto em Canudos, senti vontade de lê-lo, mas ainda não o li. Porém para ele foi bom tê-lo lido, pois ele teve inspiração para escrever seu romance: Veredicto em Canudos.

Acho que leitura de livros é como comida, algumas gostamos e comemos muitas vezes, outras só comemos se vai fazer bem para nossa saúde, outras não conseguimos engolir mesmo se nos faz bem para saúde. O livros que posso ler muitas vezes são: Vidas secas, O pequeno príncipe, De verdade, As brasas e outros que não me lembro no momento.

Atiz