O MORRO ESTÁ CRESCENDO?

(texto menciona o morro do batatal que faz parte do patrimônio histórico da cidade de Pitangui MG - mucioataideart.blogspot.com )

O morro do batatal é uma parte importante da historia da nossa cidade de Pitangui MG. Os bandeirantes que aqui chegaram se aportaram naquele local e dali foi extraído muito ouro . A primeira casa da cidade , a primeira igreja, a pequena capela de Nossa Senhora da Penha foram erguidas ali por perto. Chama-se morro do batatal porque no seu subsolo eram encontradas pepitas de ouro do tamanho de batatas. Uma comprida rua, bem íngreme num certo trecho e com muita história guardada. Hoje chama-se Rua Nossa Senhora da Penha. Uma das muitas ladeiras da cidade.

Pitangui nasceu sob o fascínio do precioso metal amarelo, e tornou-se a sétima vila do ouro das gerais, com uma bela história, tendo no passado uma linda arquitetura com casarões seculares, que infelizmente se perdeu no que diz respeito à preservação da sua história.

Quando menino passei muito por ali com minha mãe para rezar na famosa igrejinha da penha. Na juventude subi a ladeira para me divertir nas barraquinhas de santo Antônio.

Hoje numa das casa do morro tem uma bonita placa com um trecho de um belíssimo poema do poeta pitanguiense Jorge Mendes Guerra Brasil falando sobre o local.

A ladeira dourada tem muitas histórias e traz-me muitas lembranças.

Hoje porém vendo o majestoso morro do batatal símbolo da nossa cidade de Pitangui, Sétima vila do ouro das Minas Gerais, local onde os bandeirantes encontraram ouro às pampas para enviar para Portugal fico pensando no que está acontecendo com ele ? Ele cresce?

Acho que tem algo estranho aí. Gostaria até que fosse feito algum estudo geológico para ver o que acontece no subsolo desse lugar. E acho que isso ocorre em todos os morros da cidade. Minha teoria é de que algum fenômeno geológico, algum abalo de placas tectônicas ou algo assim, não entendo nada do assunto, aconteça aí, pois a cada ano que passa o morro aumenta mais, o aclive vai se acentuando. Fica mais pesado com o tempo para fazer a escalada. Quando eu era criança e ia até a capelinha com a minha mãe, subia o morro correndo, agora não consigo mais, me canso e tenho que parar na metade dele. A única explicação é que o morro vai se inclinando com o tempo. A cada ano que passa vai aumentando e ficando mais difícil subi-lo. Coisas da natureza. Mas acho que deveria ser feito um estudo aí.

Quando vou de carro não tenho essa sensação, pode ser por causa dos vidros fechados.

De qualquer forma é uma parte da historia da nossa cidade. O morro íngreme que conduz à bela igrejinha de Santo Antônio e Nossa Senhora da Penha, e ao lado dela a primeira casa construída em Pitangui é uma relíquia para todos nós. Tudo isso faz parte importante do nosso patrimônio. Onde o ouro brotava em pepitas do tamanho de batatas pelo chão.

Viva Nossa Pitangui. Devemos valorizar e preservar, mas que o morro está aumentando está.