O Pessimista e o Otimista

Um certo dia, num banco de uma praça, dois senhores se sentaram.

- Bom dia! Disse o Otimista.

- Só se for pra você! Respondeu o Pessimista.

E continuou...

- O que há de bom?

O Otimista respondeu:

- Ora, o sol que nos aquece, o ár que respiramos, a oportunidade de ser feliz !

- Para mim o calor está insuportável, esse tempo seco me dá falta de ár e ser feliz não está em questão, quando não se tem dinheiro, nem saúde e nem propósito de vida.

O Otimista pensou por alguns segundos e indagou:

- Mas sempre foi assim? Em sua vida nunca houve felicidade? Mesmo com os problemas, sua vida nunca teve propósito?

- Sim, acho que todos nós já tivemos sonhos e motivos para sorrir! Reconheceu o Pessimista. Mas em seguida, voltou a ter um rosto carrancudo e completou:

- Mas na vida, a felicidade vem só em alguns momentos, em todo resto são só problemas, perdas e desilusões. Ainda bem que a vida é uma contagem regressiva e logo tudo acaba.

O Otimista riu sutilmente e disse:

- Eu acho justamente o contrário. A vida é um relógio avançando. E cada minuto é um presente que ganhamos para construir a nossa história. Viver momentos incríveis. Vencer as dificuldades da vida. E ao olhar para trás, saber que aquilo que passou valeu a pena, mesmo que não tenha sido só vitórias, porque as derrotas também nos ensina e nos torna mais fortes. Ah, o tempo não é um vilão, pelo contrário, é nele que existimos e existir é uma dádiva!

O Pessimista obviamente não concordou. No entanto, não tinha mais argumentos. Então, se levantou e foi embora. Enquanto o Otimista apenas permaneceu.

Guilherme Sodré
Enviado por Guilherme Sodré em 19/02/2023
Reeditado em 20/02/2023
Código do texto: T7723255
Classificação de conteúdo: seguro