UMA "BOQUINHA".

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023.

É impressionante assistir-se situações esdrúxulas sem que vejamos seus desfechos de forma completa, positiva e definitiva? Muitas delas deveriam serem resolvidas de modo rápido e eficiente. Principalmente as que têm a ver com o bem comum da população do país.

Mas, não! Elas continuam a acontecerem e trazem prejuízos a todos. Porque há um jogo crônico de disputas e egos. Aquele exercício famoso e conhecido de ficarem cada um puxando a brasa para sua sardinha, explica esse desencontro coletivo.

No âmbito político brasileiro é onde mais se verifica tal comportamento. Talvez esteja aí o xis da questão. Enquanto um puxa para o seu lado, o outro faz o mesmo para si. E as situações continuam a acontecerem sem que as soluções se definam.

Esse processo tem muitas implicações. O primeiro deles é o alto custo financeiro que a nação paga. Isso sem contar as espertezas dos envolvidos em sempre tentarem tirar proveito disso e deles. Afinal, em se tratando de Brasil, a regra é a seguinte: "farinha pouca, meu pirão primeiro". E, no caso, esta farinha não tem nada de pouca, até pelo contrário.

Há um desencontro crônico no Brasil, motivado por disputa política, como já dito. Por exemplo, quando uma gestão é substituída por outra, no caso após uma eleição, a turma nova, a que assume, a primeira coisa que fará é desmontar as realizações da gestão anterior. E isso é feito de uma forma absurda, sem analisar os prós e contras de uma ação como essa. E isso, ao final, acaba por causar grandes prejuízos ao país.

A falta de consciência e de conscientização por parte de muitos, pode muito bem explicar isso. Quase ninguém tem a preocupação com o geral e sim apenas com o seu próprio umbigo. Enfim, o exercício maior num cargo público é só um: locupletar-se dele. E mais nada.

Infelizmente tudo isso tem a omissão popular. Dá até para entender que, nestes casos, a preocupação coletiva é a de locupletação, também. Todos só aguardam chegarem a sua vez. Afinal, quem é que não quer uma "boquinha" dessas?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/02/2023
Código do texto: T7725029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.