O QUE NOS RESERVA O FUTURO

A tecnologia cada vez mais controla nossas vidas e não conseguimos mais viver – e até conviver – sem sua presença. Se tentarmos nos afastar, seremos completamente alijados da sociedade. Alguns especialistas e também historiadores, já há certo tempo, vêm prevendo que as máquinas tornarão os trabalhadores verdadeiros seres redundantes e, por que não dizer, inúteis. No meu entender isso já está acontecendo, pois é notória a grande quantidade de profissões que praticamente sumiram do dia a dia. A cada minuto, surge mais um robô que substitui “n” trabalhadores.

O historiador israelense Yuval Noah Harari comenta em seu artigo “O Significado da Vida em um Mundo sem Trabalho”, publicado no jornal britânico The Guardian, que uma nova classe de pessoas deve surgir até o ano de 2050: a classe dos inúteis. Diz ele: “São pessoas que não serão apenas desempregadas, mas que não serão empregáveis”.

Fico então pensando o que fazer com todas essas pessoas inativas, haja vista já termos nos dias de hoje os algoritmos altamente inteligentes, capazes de fazer quase tudo melhor do que os seres humanos. O próprio Google e as redes sociais se utilizam de algoritmos para suas lambanças com os usuários.

Yuval ainda diz que “A maioria das crianças que atualmente estudam e aprendem alguma coisa na escola provavelmente será irrelevante (ou inútil) quando chegar aos 40 anos”.

A grande questão que se coloca é: como manter esses indivíduos, satisfeitos e ocupados? O jovem de hoje deve se envolver em atividades com algum propósito, usando toda a criatividade possível para não ser apenas mais um no mundo que está vindo como um rolo compressor, atropelando a tudo e a todos que estão à sua frente. Se não for assim, irá enlouquecer. Afinal, o que a classe dos inúteis irá fazer o dia todo? No caso das crianças é ainda pior, pois não possuem preparo suficiente para entender e decidir por si próprias e, neste caso, os pais é que deverão se desdobrar para tentar mostrar-lhes algum horizonte (se souberem).

Segundo a ONU, a população mundial está crescendo em ritmo mais lento desde 1950. As últimas projeções da Organização sugerem que a população mundial pode crescer para 8,5 bilhões em 2023 e 9,7 bilhões em 2050, quando estaremos no ápice da classe dos inúteis.

Certamente não verei essa hecatombe acontecer, mas quem viver, verá e comprovará que Hollywood nem sempre estava errada quando fazia seus filmes de ficção científica e nós, como simples humanos, simplesmente admirávamos, mas não acreditávamos que pudéssemos estar tão perto dessa realidade.

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 23/02/2023
Código do texto: T7726270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.