Não sou de hoje em dia.

É tudo tão complicado que às vezes penso estar em um mundo de faz de conta. Sim, porque os amigos estão cada vez mais próximos apenas por MSN, e-mails e scraps. A família já está adepta ao amigo oculto pela internet. Facilita, eu sei. Afinal, todo mundo chega no fim de semana cansado e é raro que alguém com menos de trinta anos não trabalhe sábado e/ou domingo. Minha avó não entendeu essa história ainda, mas já percebi que ela não faz muita questão de entender. Que inveja!

E no meio dessa modernidade toda, eu me pergunto como ficam os romances. Sei que para o auge dos meus 22 anos o comum seria alguma leitora responder: “Ah, menina. Que romance que nada... hoje em dia você conhece alguém pelo orkut e daqui a pouco tá namorando.”

Pois eu, cada vez mais, percebo que não sou de hoje em dia.

Posso ser adepta ao amigo oculto pela internet, não fico longe do orkut e meu celular é meu companheiro diário, mas romance não dá. Fico realmente desesperada quando tenho que falar com algum paquera pelo MSN. Nossa, que coisa complicada. Como alguém pode achar aquilo fácil? E o momento em que temos que torcer, rezar, fazer figa para que o outro entenda uma piadinha, um charme... Ai, muito estranho. E fica aquela história de puxar assunto daqui, puxar assunto de lá. O problema é quando o assunto acaba ou estamos com preguiça de escrever. Alguém me explica o que aconteceu com os telefonemas no meio da tarde? Um convite inesperado durante a semana... Ah, que coisa boa. Mas agora é aquela coisa fria de recado, luz piscando embaixo da tela. E mensagens de celular!? Ah, q horror! Eu não mando, não adianta. Acaba com todo o charme do momento.

Como disse antes, não sou de hoje em dia. Minhas amigas sempre me falavam isso. E eu sempre discordei. Como assim não sou? Sou super moderna! Pois bem, não sou. Assumo, meninas! E pensando bem, não é só com os romances. Não gosto muito das músicas moderninhas e sou saudosa dos tempos que não vivi. Onde se fazia samba em morros de favelas de paz, dos tempos em que tudo era motivo para escrever uma música, ler um poema com os amigos... Coisas que eu nunca vivi e sei que não vou viver. Fico preocupada com meus filhos. Deve ser por isso que para mim romance tem que ser meloso. Pois tenho a cabeça de um tempo que não existe mais. Meu coração só reage e responde quando é deveras tocado. Essa coisa de internet ainda não chegou nesse membro vermelho que bate aqui dentro. De fato.