É A PURA REALIDADE DA VIDA

Quinta-feira, 2 de Março de 2023.

Alguns indagam aos que desenvolvem textos pesados, críticos ou com conteúdo quase sempre desagradável, de onde tira tanto pessimismo? Ou tanta contrariedade circunstancial?

Em primeiro lugar, tal indagação merece reparo. E conserto. Isto porque a realidade nos mostra a essência da vida que estamos levando nesses tempos modernos. O termo 'pessimismo' deve ser substituído pelo realismo. Sim, a realidade exposta em nosso cotidiano é o que vale, E nem há como escondê-la.

E quem se propuser a constatá-la, basta simplesmente ouvir rádio, ler jornal, assistir televisão e também acessar a internet. Sites como IG, UOL, Yahoo, MSN e muitos outros, mostram a realidade dos fatos. E não há para onde correr. E muitos programas da televisão dão conta de mostrar essa mesma realidade que vivemos, com seus conteúdos desprezíveis, vergonhosos e apelativos.

Mas tudo isso tem promovido e provocado mudanças nos hábitos das pessoas. Grande parte delas não está querendo ver a realidade pesada que nos assola. Por isso buscam alternativas. Mas aí o problema é outro. Estão optando para o besteirol. Assuntos de nenhuma relevância.

A opção pela vulgaridade e pela mediocridade está desviando, até mesmo. a essência humana. A frieza e a indiferença estão emergindo à vida de quase todos. Isto também anda promovendo outros movimentos/sentimentos. O da falta de fraternidade. O humano está se transformando num ser frio, insensível e até violento.

A vida humana parece ter perdido seu valor. Chega a assustar quando se fica sabendo de certas ocorrências fatídicas que se dão quase que cotidianamente. Uma delas, há poucos dias atrás, dois sujeitos assassinaram sete outros por uma simples disputa num jogo de sinuca.

Se alguém se propuser a relatar os acontecimentos nefastos e fatídicos desse nosso cotidiano, precisará de muito espaço para expor esse tipo de coisa. E tomará muito tempo de todos. É um tremendo de um absurdo o que anda acontecendo mundo afora.

Mas coitado daquele que tudo isso observa. Arrumará uma encrenca enorme para si. A primeira delas é a quebra de empatia para com os outros. Quem é que quer saber de assunto ou tema desagradável? Melhor é só ficar sabendo de 'abobrinhas'. De assuntos ou temas melosos. Faz parte!

A Natureza tem remédio para tudo. E a civilização também gerou suas regras para manter tudo nos eixos. Profetas, filósofos, intelectuais e outros mais, criaram e desenvolveram conteúdos nessa ordem. Mas quem disse que o humano, com a sua inteligência, foi capaz de assimilar e absorver tanta lição de vida? Parece que não! Por isso a existência de tantos imbróglios para se enfrentar no dia a dia. E sem a devida solução deles. O que é pior.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/03/2023
Reeditado em 02/03/2023
Código do texto: T7730797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.