"PÁTRIA CINDIDA"

Saudações, queridos amigos, irmãos nordestinos brasileiros! ...

É com os sentimentos de muito pesar e tristeza que vejo e sinto a xenofobia pela qual estão sendo submetidos! ...

Causam repugnâncias essas séries de ataques que veio à tona pelas redes sociais, que apesar da existência de um senso comum, de que o nosso pais é cordial, a realidade é bem outra!

Esse xenofobismo arraigado, revelado e direcionado aos irmãos nordestinos brasileiros tem tomado a mídia de modo assustadora, relevante, repugnante, nojenta, criminosa e abominável!

Atualmente os xenofóbicos não faz mínima a questão de esconder as suas atitudes preconceituosas e, inadvertida e escandalosamente, outros racistas mais medíocres ainda, desqualificados e incapazes cultural e socialmente compartilham às intolerâncias odiosas e criminosas.

Xenofobia é medo incontrolável do desconhecido e, caracterizada como preconceito e até como transtorno psiquiátrico; dependendo muito do contexto e da forma como seja empregada e, nesse caso específico dos nossos irmãos nordestinos brasileiros é preconceito e racismo.

Xenofobia é a demonstração de ódio ao estrangeiro, ao migrante, com atitudes e comportamentos discriminatórios.

Infelizmente, muitos brasileiros entendem que os habitantes do nosso querido e amado nordeste brasileiro sejam uma sub-raça, um povo miserável sob os mais grotescos aspectos e também desinformados.

Essa aversão discriminatória destinadas às pessoas de outras raças, crenças, culturas e grupos caracteriza-se como crime!

A pessoa xenofóbica se acha diferente e desenvolve o preconceito em conformidade com a sua mente doentia!

A cisão do país em duas pátrias tem levado muitos irmãos nordestinos brasileiros ao sofrimento da discriminação, em qualquer estado que venha a fixar residência e, essa generalização postada nas redes sociais, causa e encoraja o agravamento e a estimulação do ódio aos diferentes.

O nordestino brasileiro é antes de mais nada um bravo povo brasileiro, que apesar de todas as dificuldades e intempéries, é trabalhador, sorridente para a vida, amável e hospitaleiro.

O nosso nordeste brasileiro é rico gastronômico, cultural, economicamente e berço de diversas personalidades conhecidas e reconhecidas nacional e mundialmente!

Quem se julga diferente é na verdade despreparado, inculto, insensível, desumano e fascista, devendo ser reprimido e punido severamente pelos órgãos competentes e de acordo com a legislação vigente.

Crimes resultantes de discriminações ou preconceitos de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional são delitos tipificados em lei, inclusive, inafiançáveis e imprescritíveis!

Vale ressaltar que todas as formas de desrespeitos e abusos, sendo sutis ou evidentes, sejam verbais, gestuais ou discriminatórias precisam ser denunciadas, não apenas como um direito do cidadão ofendido, mas acima de tudo um dever!

A denúncia do crime de ódio não ajuda apenas a vítima, mas toda a sociedade. Crimes de ódios são mais frequentes contra as chamadas minorias sociais. Devendo ser denunciado quaisquer matérias escritas ou imagens propagando ideias ou teorias incitando ódios, discriminações, violências e abusos contra qualquer cidadão, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional.

Essas manifestações de intolerâncias, seja qual for a forma, em hipóteses alguma podem ser protegidas sob o manto da garantia da liberdade de expressão, que não é e nem deve ser um direito a ser exercido sem limitações, muito menos absoluto!

Resta-nos uma indagação: quem não tem um grau de parentesco, social, de amizade, de trabalho com um irmão nordestino brasileiro?! ...

Marília (SP) – 06/10/2022

xxxxxxxx

NIVALDO LIGUORI
Enviado por NIVALDO LIGUORI em 02/03/2023
Reeditado em 02/03/2023
Código do texto: T7730879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.