Gratidão ao SUS.

Não entendo como há brasileiros que reclamam do nosso Sistema Único de Saúde. Ele atende a toda população sem discriminar raça, sexo, cor, ou condição social. Distribui gratuitamente remédios, e usa até mesmo o sistema de entrega em domicílio.

Sem mencionar que, acredito eu, que o SUS está preparado para atender necessidades de todas especialidades, nem imagino quantas. Entre muitas, podemos citar as campanhas de vacinação, um exemplo para o mundo.

Vem governo, sai governo, e o SUS continua atendendo toda a população, nas mais remotas regiões. É claro que com uma população tão grande como a nossa (mais de 200 milhões de pessoas) e uma geografia de um país continental, não dá para atender todos com prazos personalizados, todos têm que esperar a sua vez. Não se pode exigir hora certa para as consultas e outros procedimentos. Dá para entender!

Em 2015, depois de esperar a minha vez, fui submetido a uma operação chamada Artroplastia do quadril.

Primeiro a perna direita, um ano depois a esquerda, deu tudo certo, e hoje estou aqui, firme e forte, graças aos SUS que bancou tudo; é claro que agradeço também à proteção divina, esta, provavelmente guiou as mãos e a inteligência dos médicos que me operaram. Nem quero imaginar se eu tivesse que pagar uma equipe de médicos particulares - Ortopedistas, Anestesistas etc., e as despesas de uma internação num hospital da iniciativa privada. Certamente eu não teria condições, e estaria hoje em uma cadeira de rodas.

Nestes muitos anos de vida, vejo o SUS atendendo todo os tipos de pacientes: desde uma depressão, até uma cirurgia complexa, como foi a minha. E tudo de graça. Desconheço outro país que tenha um sistema assim.

Se pudesse, apertaria a mão de todos os médicos do SUS, e diria uma única palavra - Gratidão!

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 02/03/2023
Código do texto: T7730896
Classificação de conteúdo: seguro