TUBARÃO

Nos registros, apenas mais um caso do encontro desastroso entre peixe e humano com prejuízo para aquele que foi surpreendido fora de seu habitat.

Os dois são predadores, peixe e homem ocupam o topo das pirâmides alimentares correspondentes, com a diferença de que o peixe está na do homem.

Mas a irresponsabilidade social e ambiental neutralizou esse detalhezinho, digamos, insignificante.

Muitos anos atrás, tive a oportunidade de veranear nas praias de Jaboatão (de Piedade à Barra de Jangadas), e daquele tempo não lembro que tenham havido ataques a banhistas como os que se tornaram corriqueiros nesses últimos tempos.

Naquela época houve um fato curioso.

Na maré baixa um tubarão ficou retido na piscininha entre as pedras e a praia perto da igreja de Piedade e um pescador conseguiu arrastar o animal para a areia puxando-o pela cauda projetada acima da linha d’água, sem corda ou quaisquer tralhas de pesca.

Muita gente, movida pela curiosidade foi ver o fato inusitado que, ainda, deve ser lembrado pelos que, como eu, estão perto dos oitenta anos.

Mas voltando aos dias atuais, a explicação para tais ocorrências é bem evidente.

Socialmente, nosso povo é mal-educado.

Joga lixo em qualquer lugar. É descortês com o semelhante, se considera acima das leis e não dá a mínima importância aos avisos, proibições ou advertências.

Por toda orla há placas indicativas da presença dos tubarões e da possibilidade do desastre, mas quem liga para isso?

A vertente ambiental dá conta de que no local do porto de Suape, havia manguezal no estuário onde as fêmeas concluíam a reprodução por conta da abundância de alimento para os recém-nascidos.

Mas assim como ocorreu com a Via Mangue, na capital do Estado, EIAs e RIMAs foram ignorados em nome do progresso.

Danem-se as plantas, os animais e os ecochatos...

Não temos como saber por quantos milênios o tubarão frequenta aquele ponto da costa Pernambucana para a desova, mas sabemos que essa rota faz parte do conhecimento ancestral deste magnífico animal e que ele, institivamente, continuará tentando encontrar o estuário que já não mais existe e que nessa busca, em algum momento, estará presente nas praias adjacentes.

Todos os seres vivos emitem sinais elétricos de sua presença que são captados pelos predadores.

O tubarão é dotado de notável sistema sensorial e, por mais suja, fina e magra que seja a perna humana, não custa experimentar se serve para comer...

CITAÇÕES

EIA – Estudo de Impacto Ambiental

RIMA – Relatório de Impacto Ambiental