O TEMPO

Estou aqui pensando. Já não tenho o vigor de outrora quando eu acordava e o dia parecia tão pequeno para as coisas que eu tinha que fazer.

Meus hormônios mantinham-me acelerado e não me faltava energia. Era uma profusão de células desenvolvendo-se que me mantinham sempre disposto e tudo que eu fazia por mais cansativo que pudesse ser não me deixava extenuado estando eu sempre disposto para outras tarefas de forma natural.

Bendito os meus tempos de infância e juventude quando meu corpo era uma máquina de fabricar energia.

Mas com o tempo toda máquina sofre desgaste. Aqui e ali alguma peça começa a apresentar sinais de saturação ocasionada pelo tempo de uso. Não importa o cuidado que se teve a fim de retardar o envelhecimento.

Algumas máquinas apresentam sinais precocemente que, em condições normais, por não terem recebido a atenção necessária e um cuidado preventivo devido que possa ter ocasionado desgaste em consequência da utilização sem critérios de prevenção.

Outras naturalmente, seguindo o tempo natural de vida útil, inevitavelmente vão apresentando sinais de corrosão pela passagem do tempo necessitando de atenção especial a fim de possibilitar que ainda por algum tempo possam perdurar mesmo com limitações, se não acompanhadas por aquele vigor de outrora, pelo menos com o que de melhor possa oferecer: competência e experiência.

Assim é o nosso corpo diante do implacável tempo, insistindo em querer mais um tempo, resistindo e relutando para que o tempo demore a passar.

 

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 07/03/2023
Código do texto: T7734555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.