Mulheres e rosas

Parabenizando Geane hoje pelo Dia Internacional da Mulher, fui cobrado quanto a um texto, para além dos simples parabéns e do beijo matinal.

“Você é um poeta, tem que escrever algo ué...”

Tentei justificar meu desleixo relembrando uma enxurrada de protestos que recebi há uns anos de amigas militantes. Diziam elas que era um dia de luta e protesto e que seriam, vejam vocês, atitudes machistas: textos, poemas, rosas e afins... Uma inclusive postou que era pros homens fazerem uma coisa impublicável com as rosas.

Assombrado com a imagem do talo da roseira, desisti das homenagens por escrito.

Mas, confirmando minha tese segundo a qual são as mulheres que põem o mundo em movimento e que tudo o que os homens fazem, dos feitos mais grandiosos às babaquices mais idiotas é para impressionar as mulheres, minha companheira Geane (meio pernambucana, meio paulista) soltou um baianíssimo, eloquente e indignado “Ôxiiiiii!” me fazendo sentar imediatamente no computador...

Tenho um amigo que fala que todas as mulheres que passam pela vida dos homens os ajudam de alguma forma, mas eles só percebem em perspectiva.

Pensando, e concordando, com essa tese eu quero agradecer a todas as mulheres que passaram por minha vida, mas essa homenagem é, sobretudo, para as que permanecem e me inspiram.

A época da minha graduação foi a fase em que eu mais produzi poesias na vida e só agora, em perspectiva, percebo o porquê:

Era uma turma com 6 barbados e cerca de 30 mulheres em várias fases da vida. Elas eram divertidíssimas e muitas são minhas amigas até hoje.

“Nal, tudo o que a gente faz na vida é por causa das mulheres, elas são rainhas” Fala meu tio Vequinho.

Quem há de discordar?

Como todos os dias do ano são na verdade de vocês, deixando de lado as militantes e ainda cabreiro com o espinhento talo da roseira, mais que homenagear, quero agradecer a vocês.

Seres que põem em movimento a vida dos homens, como brisa ou vendaval, obrigado.

Artífices da vida e condutoras do futuro do mundo, obrigado.

Musas abnegadas da paciência e sacerdotisas da inspiração dos homens, obrigado.

Por todos os dias do ano, obrigado.

Nairson Luiz Santos
Enviado por Nairson Luiz Santos em 08/03/2023
Reeditado em 09/03/2023
Código do texto: T7735290
Classificação de conteúdo: seguro