SAIBA ESCOLHER A SUA BANDA (LADO)

Quinta-feira, 9 de Março de 2023.

Existe uma certa situação que não chega a despertar a atenção de muitos. Quase a de todos, haja vista que os discernidos nessa vida são muito menos daquilo que deveria ser. Mas vida que segue... Então, não custa nada fazer tal registro. Este autor criou uma afirmação que diz: tudo já se falou, pensou e escreveu. Só falta fazer.

E não custa citar um capítulo da Bíblia, Eclesiastes, que afirma em seu bojo não haver nada de novo nesse mundo, nessa vida. Tudo já foi mostrado e confirmado. Mas alguns insistem em dissertar a respeito de algo muito conhecido. É a famosa "mesmice".

Então, chega a ser triste, ver o que vemos por aí. Se já se sabe ou conhece de tudo, ou quase., digamos, por que então ainda existe tanta pendência entre todos? Por que não se resolveu inúmeras situações que afligem a própria Humanidade?

Em primeira análise, é para se duvidar da inteligência humana. Há um grau muito forte de engodo e embuste nela. Porque há muita dificuldade criada pelo próprio humano, fugindo da meta de suas soluções. Aí tudo se agrava na vida da gente.

O âmbito público, por exemplo, carrega um lastro pesado de coisas ruins. Inoperância, negligência, displicência, incapacidade e desonestidade. Talvez, se grande parte de seus agentes tivessem a exata noção de suas responsabilidades, poucos, muito poucos entrariam nele.

Claro que uma situação dessa, descrita assim tão de chofre, criará um problema automático em quem dela tome ciência. Mas é só acompanhar o noticiário desse nosso cotidiano. Está tudo nele. Descrito e mostrado, sem nenhuma dúvida.

No brasil, instituiu-se um raciocínio sobre tal mister. Tudo que é considerado público não tem dono. Daí ninguém se responsabilizar por nada. E um outro comportamento nocivo formou-se além. O da locupletação. Quem entra nele quer tirar proveito de algum modo. Nem que seja agir com inconsequência e irresponsabilidade, deixando de arcar com ela, quase sempre.

Ruim é ver estampado em algum lugar uma certa mensagem sobre o agente público. A primeira delas é que finge que trabalha e que o patrão, o Estado, finge que lhe paga. O Brasil está caminhando para algo tenebroso. A divisão moral escancarou-se. Infelizmente o pior lado está atualmente no poder. Só resta aguardar o desfecho disso e torcer para que "entre mortos e feridos, todos escapem".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/03/2023
Código do texto: T7736064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.