Cresça E Apareça

Eric do Vale

O adjetivo burro(a),assim como os demais sinônimos, apresentam, ao meu ver, um significado bastante pesaroso. Razão pela qual busco, na maioria das vezes, ponderar para não fazer uso desse tipo de xingamento.

Sempre que escuto alguém ofendendo o seu semelhante por meio desse adjetivo, sinto uma sensação de grande desconforto. Me digam: qual ser humano se sente bem recebendo esse tipo de xingamento?Até o presente momento, eu desconheço.

Foi-se o tempo, por exemplo, em que as

os alunos eram punidos pelos professores com um chapéu composto por orelhas de burro, quando não sabiam responder alguma pergunta referente ao conteúdo aplicacado por esses. Isso pode ser atribuido, em parte, ao "avanço" da sociedade somado a rigidez da legislação brasileira a qual, ultimamente, vem buscando valer um dos pilares estabelecidos pela nossa Constituição: a dignidade.

É claro que existem aqueles que sequer tenham conhecimento do que vem a ser o respeito ao próximo, bem como ao significado do termo dignidade. Por isso, se acham no direito de injuriar o seu semelhante de burro e outros sinônimos.

Pessoas desse nivel e que, na grande maioria, constituem essa nova geração e se autodenominam como o "futuro" da sociedade além de serem responsáveis por esse tipo de comportamento, servem de contraponto para a tese construida nesse texto.

As três universutárias que ridicularizaram uma colega de classe de 40 anos exemplificam essa temática. E assim como elas, existem vários que, limitados por esses tipos de pensamentos superam os limites da tacanhice.

Diante do que foi exposto e no auto desse total descontentamento, só me resta perguntar o seguinte: como definir alguém com esse tipo de mentalidade?