PILANTRAGEM E VAGABUNDAGEM

Quarta-feira, 22 de Março de 2023.

Existe uma certa afirmação que diz: "quem vive de passado é museu". Até aí, tudo bem. E qualquer pessoa possui um. Se bom ou ruim, cada um que o eleja. Mas sempre é bom lembrar-se dessas épocas.

Tempos atrás, que podem ser décadas, o vocabulário usava dois no cotidiano, que despertavam atenção, muito mais do que nos dias atuais. Um deles, "vagabundo", aplicava-se aos inaptos e tendenciosos. Aqueles seres que não serviam para quase nada.

Já nos finais da década dos anos sessenta, foi até criado um movimento musical, que acabou virando um baita sucesso. E fez conhecida muita gente nesse âmbito: "a turma da pilantragem". E isso nem quereria dizer que qualquer de seus participantes se enquadrassem totalmente no teor do termo "pilantra". Deve ter sido apenas um exercício de figuração linguística, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o devem saber.

Pilantra é alguém desonesto, finório, mau carácter, segundo um dicionário. Que neste caso da movimentação artística daquela época, não quis dizer exatamente isso de seus membros/participantes. Apenas que alguns pudessem possuir um pouco de desobediências sociais/comportamentais.

Mas voltando a esses nossos dias atuais, ambos esses termos estão pra lá de presentes e atuantes em nosso cotidiano. E de forma maciça e sólida. Há muito vagabundo e pilantra por aí. Lembrando que o Ex-Presidente Bolsonaro fez uso do "vagabundo" em algumas de suas dissertações. Numa delas mandou uma indireta quase direta a alguém de muita importância no país.

O histórico de Lula, bem como suas expressões, facilita a qualquer um de nós classificá-lo num ou noutro desses termos, quiçá em ambos. E é muito triste para um povo e sua nação, ser representada por alguém desse teor. Além do que incide um grau altamente vergonhoso nisso. O agravante é que não é só ele, não. O rol desse tipo de gente é infindável , país afora.

Ruim é ter que conviver com esse tipo de coisa no dia a dia. Também com pessoas que são partidárias, simpatizantes e seguidoras de gente tão desclassificada. Mas, atualmente, ninguém faz questão de esconder isso. Assumem com total descaramento estarem coniventes com pilantragem e vagabundagem.

O pior é que não se tem para onde correr, bem como se livrar de tais circunstâncias. Vida que segue...

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/03/2023
Código do texto: T7746037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.