CENAS URBANAS Nº 4

O CARA

Tudo se passa dentro de uma loja de produtos orgânicos, com um senhor na fila para pagar, quando se aproximam três mulheres com o mesmo propósito. Uma delas chegou quase no mesmo instante que o homem:

--Ah! O senhor pode passar na minha frente, chegou primeiro.

--Não! Eu tenho todo o tempo do mundo. Não quis continuar trabalhando depois que aposentei. Melhor é ficar sem horários e obrigações.

Neste ínterim, outra mulher entra na conversa, empolgada com a fala do belo velho, que com “sua deixa” parece ter vontade de ser o centro das atenções. Ele sabe que é “o Cara” e, aproveita para mostrar o seu estilo de vida.

--Mas não fica muito parado?

--Que nada! Faço ginástica, gosto de correr e de comer e cozinhar. E, o melhor de tudo é que não tenho de respeitar ordens e patrões. Não quis ter contatos com Igrejas, pois iam tirar esta liberdade.

--E as leituras?

--Ah! Sim. Gostava de biografias. Agora fico no romance e no kardecismo.

Acabou de pagar a sua conta e com um sorriso radiante aprumou a sua fina estampa, olhou para as mulheres impressionadas com sua figura, e disse “carpe diem” para todas.

Elas pagaram as contas e só ficou uma senhora que comentou com a funcionária: “Poxa, este senhor deve ser setentão e faz as poses de um galanteador. Os homens são bem menos cobrados por sua aparência, mesmo quando são “velhos babões” atrás de garotinhas. Mas, este é um sujeito “bon vivant”.

A funcionária respondeu: “Este é um homem de fino trato! Faz uma paquera gentil à moda antiga. O que apavora são os machistas que mandam e abusam de suas mulheres, das empregadas e até mesmo das pacientes nos hospitais. Não adianta nada essa moda, que ninguém sabe para que serve, do tal politicamente correto”.

A consumidora concordou: “Essa moda pegou, mas nunca se viu tanto feminicídio no país. Tem outras causas que explicam o que está ocorrendo por aqui e no mundo. Mas uma coisa é certa. Não é à toa que nós, mulheres, podemos até cometer crimes hediondos, mas as estatísticas mostram que os homens estão sempre no topo do ranking”.

ISABELA BANDERAS
Enviado por ISABELA BANDERAS em 22/03/2023
Código do texto: T7746265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.