São Luís

São Luís 410 anos.

10 Foram meus.

A cidade é uma típica virginiana surgida para geografia moderna em 8 de setembro 1612. É, portanto, uma adolescente com muitos planos para os seus filhos, para o Brasil e para o mundo. Quatrocentos e dez anos é apenas o desabrochar duma bela jovem, que muito ainda chamará a atenção da humanidade.

A ilha recebeu o nome de São Luís em homenagem ao então Rei Luís XIII, dados pelos franceses, Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo, da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial em nosso território.

São Luís é jovem, mas o acidente geográfico nem tanto.

A ilha é dona dum passado planetário já bem longínquo feito de amor.

Daí o inconsciente coletivo maranhense denominar S.Luís — 'a Ilha do Amor'.

São Luís da minha infância de bicho solto, dos momentos felizes na imensidão do mar em olho d'água e dos meus dias vadios por João Paulo, anil e monte castelo.

Das reminiscências que trago da vinagreira, joão gomes, chibé, Jussara e-Sarrabulho. Das lembranças do chamató, mochinho e da pamonha na Folha da bananeira.

São Luís das minhas recordações e do amor que não sai de mim. S. Luís que não sei porque nunca conseguir ir aí te ver.

Autor Jonas Vasconcelos.

*** *** *** ***

Espírito Escritor
Enviado por Espírito Escritor em 22/03/2023
Código do texto: T7746419
Classificação de conteúdo: seguro