DUAS PALAVRAS E DUAS POSTURAS (DOIS PONTOS DE VISTA)

 

    “A massa é extraordinariamente influenciável e crédula,

       é acrítica, o improvável não existe para ela

                                           (Sigmund Freud)

 

   Quem leu o famoso livro de Freud “PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU” provavelmente deve estar adaptando os pensamentos do grande psicanalista com o que está acontecendo atualmente no Brasil. Chega a ser bíblico o sentimento humano de “sentir fome e sede de Deus”. Porém, nesta busca (de cada um), pelo menos uma vez na vida alguém já "viu" um deus fictício o qual [ele] tinha certeza de ter encontrado... o verdadeiro Deus (até o momento que percebeu sua ilusão). E é onde pode ser comprovado que desiludir não é algo ruim, muito pelo contrário, ao que desiludir é se libertar de uma ilusão.

 

 

   Tomo a liberdade de anexar aqui trechos de seu livro:

   “A massa é extraordinariamente influenciável e crédula, é acrítica, o improvável não existe para ela. Pensa em imagens que evocam umas às outras associativamente, como no indivíduo em estado de livre devaneio, e que não têm sua coincidência com a realidade medida por uma instância razoável. Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exaltados. Ela não conhece dúvida nem incerteza. Ela vai prontamente a extremos; a suspeita exteriorizada se transforma de imediato em certeza indiscutível, um germe de antipatia se torna um ódio selvagem.
   Quem quiser influir sobre ela, não necessita medir logicamente os argumentos; deve pintar com imagens mais fortes, exagerar e sempre repetir a mesma fala.

Como a massa não tem dúvidas quanto ao que é verdadeiro ou falso, e tem consciência da sua enorme força, ela é, ao mesmo tempo, intolerante e crente na autoridade. Ela respeita a força, e deixa-se influenciar apenas moderadamente pela bondade, que para ela é uma espécie de fraqueza. O que exige de seus heróis é fortaleza, até mesmo violência. Quer ser dominada e oprimida, quer temer os seus senhores. No fundo, inteiramente conservadora, tem profunda aversão a todos os progressos e inovações, e ilimitada reverência pela tradição.”  (Psicologia de Grupo e a Análise do Eu” -  Sigmund Freud)

 

 

   Temos sede e fome de Deus, a ser algo como que – creio eu – foi colocado qual um “chip” em nossa mente durante o nosso percurso vital a que se chama “tempo”. A busca pela felicidade é o que a todos irmana. E é onde buscamos também por “profetas” e “salvadores” os quais acreditamos que nos darão isto que tanto buscamos, ou seja, a “felicidade”.

   Faço agora ao leitor uma pergunta: Quantas vezes você já se decepcionou na vida por causa de alguém?

 

 

   Vejamos bem, por estes dias eu me lembrei de quando trabalhava como plantonista numa UTI, onde foi admitido um paciente vitimado de picada de serpente. Um acidente ofídico provocado por uma cobra coral.  Para quem não sabe a sua toxina provoca além de complicações respiratórias, bloqueios nas funções renais, como mexe também com toda a estrutura psicológica do indivíduo por ela picado, tais como confusão mental, agitação psicomotora, comprometendo todo o seu nível de consciência e lucidez.

   Pois então, decerto o leitor deve estar me perguntando aonde eu quero chegar. Ao que o direi: chega a ser interessante, pelo menos para quem estuda Psicologia Social, observar como muitos estão no Brasil no que [eles] se portam de forma insensata, sem faculdade de julgamento, senso crítico, muitos estúpidos, isto em razão de sua adesão e identificação ideológica e política a um devido nome.

   E é onde eu quero chegar ainda mais: Tal como o paciente vítima pelo acidente ofídico mencionado, são muitos que atualmente apresentam um quadro de “desestruturação ética”, onde não conseguem avaliar de forma justa certos aspectos e circunstâncias.

   No dia 8 de janeiro deste ano (2023) todos viram o que houve em Brasília, na tentativa de querer realizar um golpe de estado (por parte de radicais extremistas e fanáticos), e, sobretudo, no vandalismo no que foi feito. Bom, é como a todos eu pergunto: Você aprova o comportamento de seus autores? Então, e não é que muitos demonstram não enxergar o que houve.

 

 

   Anexo aqui um vídeo o qual convido o leitor a avaliar a posição de uma mulher no que ela dá o seu parecer quanto aos que foram detidos (em que ela os defende):

https://www.youtube.com/watch?v=s3h9ZpwsbA4

 

   Pois bem, recordo-me agora no que se posicionou o conhecido e famoso medium Divaldo Franco, onde [segundo ele] houve uma posição de desrespeito no que prenderam os manifestantes. E aqui eu cito algumas de suas palavras: "Estamos vendo aí leis absurdas, prisões estúpidas sem julgamento. Como é que pegam pessoas na rua, botam no ônibus e levam para a cadeia?". E ainda completa: "ninguém estava com revólver, com faca, nem canivete, nem gilete, nem cortador de unha"... Nota: Muitos dos manifestantes portavam objetos cortantes, os quais poderiam, sim, causar ferimentos.

 

 

    Bom, não sou adepto de sua doutrina (como não sou de nenhuma), mas dou-me ao direito de dizer o qu'eu penso:Talvez ele tenha sido vítima de um "espírito obsessor", ou mesmo um "espirito de porco", onde estaria urgentemente precisando de uma "seção de descarrego".

   Convido, então, o leitor a assistir o vídeo por ele postado e gostaria que pudesse tirar suas próprias conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=4ykF7gYdrhs

 

   Obviamente que houve reações rebatendo a opinião do medium Divalgo Franco, inclusive por parte da Sociedade Espírita Brasileira, onde foi dito por parte de alguns que ele não representa o espiritismo. Num vídeo postado pela jornalista, educadora e escritora Dora Incontri ela manifesta a sua opinião no que é o Espiritismo Progressista.

 

 

   E aqui eu tomei a liberdade de anexar o seu presente trabalho publicado nas redes:

https://www.youtube.com/watch?v=E0w3IZswPvo

  

   DEXINTOXICANDO DO VENENO QUE CIRCULAVA EM SEU “CORPO”

 

      Com toda a certeza creio que o caríssimo leitor já deve ter passado pela experiência da “desilusão” e, talvez, ter reagido de forma até mesmo de indignação. E não foi o que demonstrou o conhecido empresário, administrador, publicitário e apresentador de televisão Roberto Justus? Ele que foi um grande apoiador do (até então) Presidente da República Jair Bolsonaro, onde entrevistado no “Programa Pânico” desabafou toda a sua revolta contra ele, chamando-o inclusive de “covarde”.

 

1606924.jpg

 

   Estimado leitor, se é uma coisa que eu gostaria muito de fazer é de viajar para a Alemanha e perguntar para alguém que viveu durante o período da II Guerra se ele era simpatizante com o Führer Hitler, e se “ainda” continuava sendo.

   Pois bem meu amigo, todos sabem como se caracterizava o clima mental da Alemanha naquele período, onde, devido a um sentimento de nacionalismo e patriotismo exacerbado e irracional (tal como está acontecendo no Brasil por parte de fanáticos), a maioria via naquele estadista como um “deus” ou um “salvador”.

 

1606925.jpg

 

   Então, voltando ao Brasil, muitos aqui hoje estão sendo vistos como "bolsominions arrependidos", e um bom exemplo é visto no empresário Roberto Justus. Convido agora o leitor a assistir uma parte de sua entrevista no Programa Pânico, e gostaria que pudesse tirar suas próprias conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=u2RcO_gyf40

 

   A posição apresentada por Justus me lembrou também as palavras do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, ao afirmar que Bolsonaro não foi reeleito devido ter cometido erros graves durante a sua gestão, principalmente com relação à Pandemia da COVID-19 e também mencionou a respeito da posição de militares. E aqui são as palavras dele: "Bolsonaro só não foi reeleito em primeiro turno pelos erros que cometeu no começo do governo, quando estava sozinho, apoiado por generais. Esse pessoal atrapalhou muito a vida dele. E na pandemia ele errou demais. Quando eu vi o PT colocando as falas dele [Bolsonaro] na pandemia, aquilo foi mortal"... "Tenho a impressão que ele tem consciência porque ele não cometeu mais esses erros depois. Ele evitava porque esses erros eram imperdoáveis. O povo não perdoou ele". E aqui cabe lembrar que o PL é o partido do Sr. Jair Messias Bolsonaro.

 

 

   CONCLUINDO:

 

   Pois bem, como vocês puderam perceber (em função dos vídeos) são duas posturas diferentes envolvendo um único nome. Contudo, não é a ele - o Sr. Jair Messias Bolsonaro - que estou focando este trabalho, mas no fenômeno mental o qual ele produziu. E aí a gente pergunta: Até quando ficará assim?

 

   Desde já quero deixar bem claro que tenho uma postura neutra com relação à política (ainda que não pareça). Procuro ser justo em meus critérios, não sendo nem promotor e nem advogado de defesa de ninguém. Fiz este texto na semana em que um simpatizante do Presidente Lula matou um bolsonarista e lamentei muito o fato. Já basta os homicídios tão noticiados por apoiadores do outro nos anos anteriores. E interessante que no noticiário foi dito que eles eram amigos! Reprovei também a expressão usada pelo Presidente Lula (num momento de exaltação emocional) no qual ele disse em uma entrevista, usando um termo chulo e baixo. De Presidente "boca suja"... ah! já basta o outro que foi embora!

 

   Post Scriptum: Com relação ao paciente anteriormente mencionado, infelizmente os seus rins foram danificados de forma irreversível, o qual entrou para um quadro de IRC (insuficiência renal crônica), vindo a falecer poucos anos depois (pelo que não conseguiu um transplante necessário).

 

24/03/2023

IMAGENS: INTERNET

 

LIVROS QUE EU INDICO:

“Psicologia de Grupo e a Análise do Eu” -  Sigmund Freud 

“A Mente Moralista” – Jonathan Haidt

 

**********************************************

 

SOMENTE O TEXTO:

 

DUAS PALAVRAS E DUAS POSTURAS (DOIS PONTOS DE VISTA) A RESPEITO DO "8 DE JANEIRO" EM BRASÍLIA

 

    “A massa é extraordinariamente influenciável e crédula,

       é acrítica, o improvável não existe para ela

                                           (Sigmund Freud)

 

   Quem leu o famoso livro de Freud “PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU” provavelmente deve estar adaptando os pensamentos do grande psicanalista com o que está acontecendo atualmente no Brasil. Chega a ser bíblico o sentimento humano de “sentir fome e sede de Deus”. Porém, nesta busca (de cada um), pelo menos uma vez na vida alguém já "viu" um deus fictício o qual [ele] tinha certeza de ter encontrado... o verdadeiro Deus (até o momento que percebeu sua ilusão). E é onde pode ser comprovado que desiludir não é algo ruim, muito pelo contrário, ao que desiludir é se libertar de uma ilusão.

   Tomo a liberdade de anexar aqui trechos de seu livro:

   “A massa é extraordinariamente influenciável e crédula, é acrítica, o improvável não existe para ela. Pensa em imagens que evocam umas às outras associativamente, como no indivíduo em estado de livre devaneio, e que não têm sua coincidência com a realidade medida por uma instância razoável. Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exaltados. Ela não conhece dúvida nem incerteza. Ela vai prontamente a extremos; a suspeita exteriorizada se transforma de imediato em certeza indiscutível, um germe de antipatia se torna um ódio selvagem.
   Quem quiser influir sobre ela, não necessita medir logicamente os argumentos; deve pintar com imagens mais fortes, exagerar e sempre repetir a mesma fala.

Como a massa não tem dúvidas quanto ao que é verdadeiro ou falso, e tem consciência da sua enorme força, ela é, ao mesmo tempo, intolerante e crente na autoridade. Ela respeita a força, e deixa-se influenciar apenas moderadamente pela bondade, que para ela é uma espécie de fraqueza. O que exige de seus heróis é fortaleza, até mesmo violência. Quer ser dominada e oprimida, quer temer os seus senhores. No fundo, inteiramente conservadora, tem profunda aversão a todos os progressos e inovações, e ilimitada reverência pela tradição.”  (Psicologia de Grupo e a Análise do Eu” -  Sigmund Freud)

 

   Temos sede e fome de Deus, a ser algo como que – creio eu – foi colocado qual um “chip” em nossa mente durante o nosso percurso vital a que se chama “tempo”. A busca pela felicidade é o que a todos irmana. E é onde buscamos também por “profetas” e “salvadores” os quais acreditamos que nos darão isto que tanto buscamos, ou seja, a “felicidade”.

   Faço agora ao leitor uma pergunta: Quantas vezes você já se decepcionou na vida por causa de alguém?

   Vejamos bem, por estes dias eu me lembrei de quando trabalhava como plantonista numa UTI, onde foi admitido um paciente vitimado de picada de serpente. Um acidente ofídico provocado por uma cobra coral.  Para quem não sabe a sua toxina provoca além de complicações respiratórias, bloqueios nas funções renais, como mexe também com toda a estrutura psicológica do indivíduo por ela picado, tais como confusão mental, agitação psicomotora, comprometendo todo o seu nível de consciência e lucidez.

   Pois então, decerto o leitor deve estar me perguntando aonde eu quero chegar. Ao que o direi: chega a ser interessante, pelo menos para quem estuda Psicologia Social, observar como muitos estão no Brasil no que [eles] se portam de forma insensata, sem faculdade de julgamento, senso crítico, muitos estúpidos, isto em razão de sua adesão e identificação ideológica e política a um devido nome.

   E é onde eu quero chegar ainda mais: Tal como o paciente vítima pelo acidente ofídico mencionado, são muitos que atualmente apresentam um quadro de “desestruturação ética”, onde não conseguem avaliar de forma justa certos aspectos e circunstâncias.

   No dia 8 de janeiro deste ano (2023) todos viram o que houve em Brasília, na tentativa de querer realizar um golpe de estado (por parte de radicais extremistas e fanáticos), e, sobretudo, no vandalismo no que foi feito. Bom, é como a todos eu pergunto: Você aprova o comportamento de seus autores? Então, e não é que muitos demonstram não enxergar o que houve.

   Anexo aqui um vídeo o qual convido o leitor a avaliar a posição de uma mulher no que ela dá o seu parecer quanto aos que foram detidos (em que ela os defende):

https://www.youtube.com/watch?v=s3h9ZpwsbA4

 

   Pois bem, recordo-me agora no que se posicionou o conhecido e famoso medium Divaldo Franco, onde [segundo ele] houve uma posição de desrespeito no que prenderam os manifestantes. E aqui eu cito algumas de suas palavras: "Estamos vendo aí leis absurdas, prisões estúpidas sem julgamento. Como é que pegam pessoas na rua, botam no ônibus e levam para a cadeia?". E ainda completa: "ninguém estava com revólver, com faca, nem canivete, nem gilete, nem cortador de unha"... Nota: Muitos dos manifestantes portavam objetos cortantes, os quais poderiam, sim, causar ferimentos.

    Bom, não sou adepto de sua doutrina (como não sou de nenhuma), mas dou-me ao direito de dizer o qu'eu penso:Talvez ele tenha sido vítima de um "espírito obsessor", ou mesmo um "espirito de porco", onde estaria urgentemente precisando de uma "seção de descarrego".

   Convido, então, o leitor a assistir o vídeo por ele postado e gostaria que pudesse tirar suas próprias conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=4ykF7gYdrhs

 

   Obviamente que houve reações rebatendo a opinião do medium Divalgo Franco, inclusive por parte da Sociedade Espírita Brasileira, onde foi dito por parte de alguns que ele não representa o espiritismo. Num vídeo postado pela jornalista, educadora e escritora Dora Incontri ela manifesta a sua opinião no que é o Espiritismo Progressista.

   E aqui eu tomei a liberdade de anexar o seu presente trabalho publicado nas redes:

https://www.youtube.com/watch?v=E0w3IZswPvo

  

   DEXINTOXICANDO DO VENENO QUE CIRCULAVA EM SEU “CORPO”

 

      Com toda a certeza creio que o caríssimo leitor já deve ter passado pela experiência da “desilusão” e, talvez, ter reagido de forma até mesmo de indignação. E não foi o que demonstrou o conhecido empresário, administrador, publicitário e apresentador de televisão Roberto Justus? Ele que foi um grande apoiador do (até então) Presidente da República Jair Bolsonaro, onde entrevistado no “Programa Pânico” desabafou toda a sua revolta contra ele, chamando-o inclusive de “covarde”.

 

   Estimado leitor, se é uma coisa que eu gostaria muito de fazer é de viajar para a Alemanha e perguntar para alguém que viveu durante o período da II Guerra se ele era simpatizante com o Führer Hitler, e se “ainda” continuava sendo.

   Pois bem meu amigo, todos sabem como se caracterizava o clima mental da Alemanha naquele período, onde, devido a um sentimento de nacionalismo e patriotismo exacerbado e irracional (tal como está acontecendo no Brasil por parte de fanáticos), a maioria via naquele estadista como um “deus” ou um “salvador”.

 

   Então, voltando ao Brasil, muitos aqui hoje estão sendo vistos como "bolsominions arrependidos", e um bom exemplo é visto no empresário Roberto Justus. Convido agora o leitor a assistir uma parte de sua entrevista no Programa Pânico, e gostaria que pudesse tirar suas próprias conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=u2RcO_gyf40

 

   A posição apresentada por Justus me lembrou também as palavras do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, ao afirmar que Bolsonaro não foi reeleito devido ter cometido erros graves durante a sua gestão, principalmente com relação à Pandemia da COVID-19 e também mencionou a respeito da posição de militares. E aqui são as palavras dele: "Bolsonaro só não foi reeleito em primeiro turno pelos erros que cometeu no começo do governo, quando estava sozinho, apoiado por generais. Esse pessoal atrapalhou muito a vida dele. E na pandemia ele errou demais. Quando eu vi o PT colocando as falas dele [Bolsonaro] na pandemia, aquilo foi mortal"... "Tenho a impressão que ele tem consciência porque ele não cometeu mais esses erros depois. Ele evitava porque esses erros eram imperdoáveis. O povo não perdoou ele". E aqui cabe lembrar que o PL é o partido do Sr. Jair Messias Bolsonaro.

 

   CONCLUINDO:

 

   Pois bem, como vocês puderam perceber (em função dos vídeos) são duas posturas diferentes envolvendo um único nome. Contudo, não é a ele - o Sr. Jair Messias Bolsonaro - que estou focando este trabalho, mas no fenômeno mental o qual ele produziu. E aí a gente pergunta: Até quando ficará assim?

 

   Desde já quero deixar bem claro que tenho uma postura neutra com relação à política (ainda que não pareça). Procuro ser justo em meus critérios, não sendo nem promotor e nem advogado de defesa de ninguém. Fiz este texto na semana em que um simpatizante do Presidente Lula matou um bolsonarista e lamentei muito o fato. Já basta os homicídios tão noticiados por apoiadores do outro nos anos anteriores. E interessante que no noticiário foi dito que eles eram amigos! Reprovei também a expressão usada pelo Presidente Lula (num momento de exaltação emocional) no qual ele disse em uma entrevista, usando um termo chulo e baixo. De Presidente "boca suja"... ah! já basta o outro que foi embora!

 

   Post Scriptum: Com relação ao paciente anteriormente mencionado, infelizmente os seus rins foram danificados de forma irreversível, o qual entrou para um quadro de IRC (insuficiência renal crônica), vindo a falecer poucos anos depois (pelo que não conseguiu um transplante necessário).

 

24/03/2023

 

LIVROS QUE EU INDICO:

“Psicologia de Grupo e a Análise do Eu” -  Sigmund Freud 

“A Mente Moralista” – Jonathan Haidt

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 24/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7747727
Classificação de conteúdo: seguro