CIRCO DA INFÂNCIA

Hoje tem espetáculo?

Tem sim, senhor!

Às oito horas da noite?

É sim, senhor!

Assim viviam as crianças da pequena cidade interiorana do Tocantins. Tudo era festa, todos os dias da semana. No circo se reuniam os amigos para apresentação dos mais belos espetáculos!

Uns faziam acrobacia, outros se equilibravam no cilindro!

Aplausos!

O mais corajoso caminhava sobre os vidros quebrados e dispostos numa caixa de papelão. Força!

Coberto de palha, o circo era o lugar da felicidade!

Nele todos sorriam e se deixavam levar pelas emoções de uma vida quase real. O pouco de arte que faziam dava a sensação do esquecimento dos sofrimentos da dura vida levada na roça: local em que trabalhavam, sol a sol, para ter o pão da sobrevivência.

Vencedores!

A vida é um circo que começa na infância. Alguns vivem das constantes alegrias, outros fazem das poucas alegrias um instante de vida!

Saudades: são as marcas que permanecem nos corações dos adultos que outrora foram crianças, de um circo infantil na tentativa de aliviar suas dores, suas mazelas, sua pobreza.

É assim a vida: de choro que se verte em sorriso!

Pena que a infância não volta para viver os bons momentos do circo montado no quintal da casa naquela pacata cidade tocantinense.

Coleção: Minhas crônicas (Rubens Martins)

Rubens Martins
Enviado por Rubens Martins em 30/03/2023
Reeditado em 07/04/2024
Código do texto: T7752547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.