APRENDENDO A ANDAR

Quando o filho começa a andar, é lindo!

Os pais ficam bobos e felizes, correm para pegar a criança assim que constatam alguma instabilidade nos passinhos, até que ela ande sozinha. Essa é a primeira e mais simples maneira de andar.

A segunda vez que o filho precisa aprender a andar é na adolescência. Só que desta vez, eles não querem as mãos dos pais porque se acham maduros, e muitos pais soltam as mãos do filho porque julgam que ele já sabe andar sozinho.

O grande problema é que é na adolescência que os pais mais deveriam segurar as mãos do filho, pois agora ele está aprendendo a andar pela vida.

Na primeira vez que ele aprendeu a andar, os riscos eram os degraus, o piso molhado, a altura do sofá, o desnível do piso, era quebrar um dentinho, bater a cabeça, ganha um roxo no braço e por aí vai...

Na segunda vez que ele aprende a andar, os riscos são as más influências, são os terrenos sociais e seus desníveis de moralidade e amor ao próximo, o risco também é o de querer subir muitos degraus na vida financeira de modo rápido, o risco é o de achar uma outra mão, que não seja a mão do pai , para segurar a sua mão.

O risco não é de quebrar um dente, é de "quebrar a cara" com consequências para toda vida. O risco não é mais atravessar a rua correndo sem para os lados. É de seguir sempre em frente, no caminho errado, sem olhar para trás e nunca achar o caminho de volta e não saber reconhecer os pais , nem o lar.

Pai e mãe, não soltem a mão do seu adolescente! Não se enganem! Eles precisam ainda aprender a andar...