BOLINHA DE SABÃO

Sentado na calçada

De canudo e canequinha

Dublec dublim

Eu vi um garotinho

Dublec dublim

Fazer uma bolinha

Dublec duplim

Bolinha de sabão

(Adilson Azevedo / Orlan Divo)

Nas décadas de sessenta/setenta haviam vários grupos musicais disputando a preferencia do grande público. Dentre estes, havia um grupo chamado "Trio Ternura". Formado por três irmãos, com uma voz suave e simplesmente deliciosa de se ouvir, fizeram sucesso enquanto se apresentaram. Um de seus maiores sucessos foi, sem dúvida, a canção BR 3 onde cantaram ao lado de Tony Tornado no FIC, no Maracanãzinho. Mas é claro que eu não vim aqui para falar desse grupo musical ou de qualquer outro, mas sim de recordações que as canções de outrora nos trazem à mente... e por esse motivo, embora BR 3 seja o maior sucesso do grupo, escolhi uma canção mais singela... eu diria até mais infantil... "bolinha de sabão".

Quem nunca, em sua infância, brincou com uma lata d'água e um canudinho, ficando horas e horas soprando as bolinhas que se formavam e vendo a direção que tomavam com o vento, até que se desfaziam como um passe de mágica? Acho que todo mundo já brincou assim... é uma das brincadeiras mais gostosas da infância. Só não é muito legal quando, em vez de expirar, a criança aspira a mistura de água e sabão... nossa, é simplesmente horrível... mas isso é um acidente difícil de acontecer, é uma vez ou outra que ocorre, e a criança fica mais esperta, conseguindo evitar que o mesmo se repita. Pode até ser que aconteça, mas é bem raro...

Quando eu era criança... isso já faz algum tempo... essa era a minha brincadeira favorita. A gente se juntava em um grupo de crianças, algumas sopravam a mistura para expelir as bolinhas de ar e as outras corriam atrás destas, para estourá-las enquanto flutuavam no ar. Era uma alegria só. É claro que existiam outros folguedos... amarelinha, pula corda, cabra cega, roda... e a gente se divertia com todas as brincadeiras. E todas elas eram brincadeiras de equipe, pouquíssimas eram para se brincar sozinha. Não dá para brincar de esconde-esconde (hoje chamam de pique-esconde) ou pega-pega sozinha, dá? Brincar de roda era muito gostoso. As crianças se davam as mãos, geralmente alternando um menino e uma menina, ficava uma garota no meio da roda e começavam a cantar aquelas cantigas, enquanto circulavam em volta da criança no centro. "Caranguejo não é peixe", "Itororó", "Linda Rosa" e outras cantigas eram entoadas pelas crianças, que executavam as coreografias de cada uma delas. "Linda Rosa", que era a história da Bela Adormecida, exigia a presença de um príncipe, então todos os garotos queriam ser escolhidos para poder acordar a princesa com "um beijo de amor verdadeiro", como diz na história... é claro que o beijo geralmente era na mão ou na testa... raramente era na bochecha...

Queimada era outra brincadeira bastante popular entre as crianças. Usavam uma bola de dimensões pequenas... geralmente uma bola de tênis ou baseball, que não faço a mínima ideia de como conseguiam uma, sendo que o importante é que sempre se tinha alguma à disposição... e enquanto o grupo se esquivava, o arremessador ou arremessadora tentava acertar alguém. E como doía a bola quando acertava na gente! Realmente, queimava, mesmo... outra brincadeira com bola era o "bobinho"... uma criança ficava no centro e as outras passavam a bola entre si, procurando evitar que a "bobinha" conseguisse por as mãos na bola... quando ela conseguia pega-la, a criança que não conseguiu driblá-la ia para o centro e ali permanecia até que conseguisse tomar posse da bola.

Existiam variantes das brincadeiras, algumas mudavam de nome, mas basicamente eram as mesmas... as regras não mudavam. Por exemplo, "policia e ladrão" eram, basicamente, "pega-pega". Só mudavam algumas coisinhas, mas a essência da brincadeira era a mesma...

Sim, podemos dizer que nossa infância foi muito gostosa, cheia de brincadeiras... não que as crianças de hoje não tenham suas brincadeiras, mas é que, com o tempo, e com as mudanças do próprio espaço físico ficou um pouco complicado para as crianças replicarem os folguedos que tanto apreciávamos. Hoje, mesmo com toda a espontaneidade infantil, não tem como as crianças brincarem como em nosso tempo. Afinal, se moram em condomínios fechados, tem que procurar o espaço destinado a elas para brincar. Se moram em casas, normalmente os quintais mal comportam um espaço para se transitar, então não são o local mais propício para brincadeiras. A rua, palco da diversão de outrora, tornou-se realmente perigosa, com o número cada vez maior de carros e motos transitando até em locais que a pouco tempo era sossegado... sem contar com os inúmeros casos de violência que ocorrem a todo momento... ou seja, embora criança seja sempre criança, e tudo nas mãos dela vire uma brincadeira sem fim, os pequenos de hoje acabam sem muitas opções no quesito diversão, por pura falta de espaço para que possam se soltar. Sim, há alguns parques públicos onde as crianças poderiam se divertir, mas os adultos (sempre eles) não prezam por sua manutenção.... lixo jogado na grama é uma contravenção leve, se formos ver o que alguns indivíduos costumam fazer nesses lugares. A educação dessa geração que está crescendo é essencial, para que os filhos de nossos filhos tenham um lugar para chamarem de "seu" e se divertirem, como nós nos divertimos quando pequenos... pois infelizmente nossos filhos não tem esse privilégio...

São sete horas e trinta minutos desta sexta feira linda e maravilhosa. Estamos com 21ºC, podendo atingir os 30ºC... também pode chover. Mas a chuva é algo realmente importante em nossas vidas, então seja bem vinda, chuva!

(10 de Fevereiro de 2023)

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 02/04/2023
Código do texto: T7754409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.