Brasil, brasileiro

“Brasil, mostra sua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim, Brasil, qual o teu negócio ? O nome do teu sócio? Confia em mim !” Assim em meados da década de oitenta Cazuza já cantava assim, e hoje no inicio do século XXI, se tratando de esporte, qual o negócio do Brasil ? Neste ano de dois mil e sete tivemos os Jogos Panamericanos realizados no Rio de Janeiro, segundo a maioria (da mídia só se for) foi um sucesso, estádios e ginásios lotados, melhor participação tupiniquim da história dessa competição, várias revelações despontando defendendo as cores verde e amarela, Taekwondo, Natação, Ginástica e muitas outras modalidades, qual será o negócio, o sócio do Brasil ? Governantes ajudando mais ? Mentira ! Atletas de esportes menos desenvolvidos e populares no Brasil, seguem custeando do próprio bolso , ou alguns de maior privilégio conseguem ajuda da iniciativa privada, e aos poucos aparecem em todos programas de TV tachados como heróis nacionais.Sim, não se espante, em um país onde as taxas de pobreza são mais do que alarmantes, as alegrias que as pessoas tem, vem de conquistas destes atletas que se parecem muito com a luta e o esforço diário de milhares de pessoas que batalham para ter o mínimo de dignidade, esperando do governo medidas que façam melhorar um pouco a vida deles, que dê uma dose a mais de dignidade para todas as famílias.

Falando em governo, dignidade, alegrias com esporte, em qualquer lugar do mundo ao se falar em ‘World Cup’, ou Copa do Mundo aqui no Brasil, todos lembram de Brasil, ao pensar assim nossos governantes trouxeram para o nosso país o direito de sediar o mundial que acontecerá no ano de dois mil quatorze. Será que o Brasil reúne condições básicas para se realizar um evento desse porte? Isso só saberemos, infelizmente, na prática. Mas a questão que fica no ar é se em sete anos nosso país evoluirá o que não evoluiu nas ultimas trinta décadas, temos aeroportos, rede hoteleira, estádios , hospitais e o mais importante de tudo , oferecemos segurança ideal para os gringos que virão pra cá em dois mil e quatorze ? Isso é um pensamento racional. Analisando pela questão emocional, para quem está acostumado a ver a Copa do Mundo pela TV, e por alguns instantes esquecerem das lutas diárias do povo, já citadas neste texto, graças a capacidade brasileira de jogar futebol, será uma alegria tremenda ter a Copa aqui no Brasil, ver de perto a maior demostração de patriotismo que o brasileiro sabe dar, a demonstração de amor pelo esporte, seja ele qual for.

Oscar Bottaro
Enviado por Oscar Bottaro em 13/12/2007
Reeditado em 13/12/2007
Código do texto: T775777
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.