CRUZ. VERDADE DA ALMA. MENTIRA.

Qual símbolo que pode se igualar à Cruz?

Não conheço nenhum. Existe algum com mesma configuração significativa? Creio que não. E por quê? Nela se consolidou a Verdade.

Por ter uma alma grandiosa, O Homem Jesus, seu espírito que se vai após a morte, habitou o tabernáculo quando vivo em corpo, o corpo de Jesus, O Cristo, o Ungido que expirou pendendo de uma cruz, que é um um objeto formado por duas linhas que se intersetam de maneira perpendicular.

Estruturada a Cruz como maior símbolo humano, por nele morrer em martírio a Verdade que repele a mentira. Verdade de Quem nenhum sofrimento queria para a humanidade, só amor.

Nada se increpa de inverdade a Quem foi só verdade.

Definiu-se a inversão semântica nessa cena sangrenta, o paradoxo legitimou-se como não paradoxal.

A crucificação foi revogada após a morte de Jesus, por nela estar patente a maior crueldade como punição, assim reconhecido pela autoridade romana. Mas a Cruz passou a ser analógica ao amor.

O sofrimento do Jesus, contrariando toda a lógica até mesmo do grande mestre da lógica Aristóteles, é reconhecido como amor. E o amor não faz sofrer.

Não basta levar em um cordão ou ter na parede de sua sala ou quarto, nos mais diversos ambientes, a Cruz, se não a tem no coração. O amor egresso do sofrimento. Essa Verdade torna a mentira transitando repulsiva. Nem seria aceitável cultivar a lágrima muda da Virgem Maria, ao pé da Cruz do Jesus Morto, que cai até hoje pelos séculos afora desde o Gólgota, se somente nosso exterior assim quer demonstrar, e o coração não chora. E mente nos mais diversos cenários.

Deus não gosta de mentiras e a verdade da alma tem transparência para os sensitivos, mesmo assim quase todos, limitados ou não, podem ver as flechas de Deus que se alinham no tormento da mentira.

Nos meios de comunicação de hoje a mentira é ordem na desordem. Em espaços que escrevo se encaminham fatos inverdadeiros recebidos. E mesmo imagens como se verdadeiras fossem, de pessoas que não são as pessoas institucionalizadas apontadas. A mentira faz do partícipe dela a mesma ruína que pretende denunciar.

Jesus não mentiu, não acolhe a mentira e muito menos o mentiroso. O ódio não justifica tal conduta.

Lembremos , principalmente, que o Jesus sofrido está nas ruas naqueles que te pedem comida por fome, e ajuda por necessidade, são sofridos, estão sofrendo como Ele em seus apelos. NÃO SÃO MENTIROSOS. A esses e por esses Jesus morreu na Cruz, não lhes vire as costas. Não minta como escola por ódio ou política primária.

Repito, Deus não gosta de mentiras. A vida devolve o que lhe damos. O final da vida não traz felicidade, mas meio de aperfeiçoamento.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/04/2023
Reeditado em 07/04/2023
Código do texto: T7758187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.