SIMPLICIDADE. PODER. COMPREENSÃO. AMOR.

Seria extrema simplicidade entender ter atingido a simplicidade. Nada mais difícil e extravagante; ser simples. Dizer com todas as letras: não entendo.. Não se confunda com ser simplório. É difícil compreender a incompreensão, mas possível. Como ter poder e se afastar da soberba, permanecer na simplicidade; é leveza espiritual.

Venerado, perseguido e exercido em linhas difusas, o Poder transtorna; transtorna os fracos. Cedem à sua “majestade” e bajulação.

Ninguém mais sábio e simples que o Nazareno. Só se atinge a simplicidade através de incansável trabalho. Ser simples não é simples. Por vezes ela é inata, difícil, como em Jesus, mas era o Filho de Deus. Entendia a criação. Por vezes ela, a simplicidade, é de raiz. Jesus conhecia Sua condição, outros de alma grande sentem que há nela, simplicidade, um certo avitismo no homem comum, vem de distâncias nobres; e se solidificam. Mesmo vivendo perto do poder, entendê-lo comum, e originário por concessão espacial atemporal, espanta e surpreende sua galvanização personalista.

Palmear a igualdade existente nos seres humanos, assim tratá-la, mesmo diante das desigualdades impõe-se como natural.

Muitos ficam presentes, mas em silêncio de potencialidades detidas, somadas pela fortuna da concessão destinada. Nadam em ebulição em seu interior essas somas. Externá-las causaria sobressalto. Como viver aceitando o inaceitável em silêncio obsequioso? O Planeta é um só. Aqui vivemos todos. Não somos transporte em veículos terminativos que levam à paragens não visitadas.

Muitas viagens são exclusivas e olhos diversos enxergam diversamente; ou não enxergam..

Muitos andantes sonham o sonho que seria pesadelo para outras camadas introspectivas; os espaços levam a muitas ou nenhuma seara da mesma forma como sebes serpenteiam muros nunca escalados..

São escaladas difíceis. Ninguém cai de alturas não atingidas por limitações. Admitirmos que se vive entre o inadmissível e o tormento dos desregramentos jubilados, aplaudidos na ufania do sufrágio universal, coroando de justo o injusto, ultrapassa a simplicidade como escola.

Só subsiste o amor....e nele nos escoramos, na vida tudo passa.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/04/2023
Reeditado em 11/04/2023
Código do texto: T7761242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.