O TEMPO INTEGRAL

Francisco de Paula Melo Aguiar

A escola de tempo integral é o sonho de todo e qualquer país desenvolvido.

Sim, oferecer ensino de primeiro mundo.

Para isso ser concretizado pelo Estado e não pelo governo, isto porque, o sistema escolar é algo inerente ao Estado, assim como os poderes do Estado.

Uma escola de tempo integral ou não precisa ter equipamento visível e invisível, bem como professores e técnicos especialmente formados para tal mister.

As instalações de um prédio escolar que oferece escola de tempo integral é ou não deve ter tudo ou quase tudo para motivar professores, especialistas, alunos e famílias.

Provocar curiosidades aos alunos, suas famílias e a sociedade.

Esse tipo de escola de tempo integral não é apenas a obrigatoriedade de se manter um depósito de alunos durante oito horas diárias, fora do mundo real dos alunos e suas famílias.

Aí o "bicho" pega, violência com força, isto porque aí se dá encontro obrigatório por oito longas horas dentro de um ambiente hostil e aclimatizados de "falanges" e ou "braços" sociais de comunidades beligerantes e belicamente armadas física e mentalmente para o confronto dentro e ou fora da sala de aula.

A parte teórica e a parte prática para envolver os discentes em uma escola de tempo integral do tipo "CEA", não funciona, porque os alunos não são menores infratores.

Outrossim é bom esclarecer que o depósito de menores infratores de horário integral no caso da Casa do Menor ou Casa do Garoto, etc, nada ensinam e nem recuperam tais menores infratores, com raríssimas exceções...

Os professores de uma escola pública de tempo integral, precisam de salários estimulantes e não de professores de fim de carreira, em sua maioria, para contracenar com fakes de redes sociais e outros meios de estímulo ou apologia ao crime, por exemplo.

A Internet é a principal tecnologia mundial, ferramenta que deve ser usada em todos os ramos do saber humano.

E até porque todas tribos se encontram nas redes sociais dentro dos lares, no meio da rua e nas escolas integrais e ou não.

Infelizmente, a internet é também usada para formar bandidos e marginais em todas classes sociais.

Agora se quer saber: como separar o aluno do mundo virtual, se as redes sociais, em uma democracia são livres no direito de ir e vir , assim como as pessoas de carne e osso? Como tirar da escola regular de tempo integral ou não de menores usuários de drogas e de famílias desestruturadas?

O assunto é complexo, os governos não entendem de educação e instrução, entendem sim, de fazer política de governos e não de Estado.

Em síntese, quem quer se arriscar em "fazer" um aluno que não quer estudar à força? Que tipo mesmo de educação o governo quer oferecer aos filhos do povo? Essa terra que constitui o foco da reforma de ensino da Educação Básica é uma terra muito movediça.. A violência na escola de tempo integral ou não, nos parece ser o principal condimento didático e "metodológico " que faz a escola ser caso de polícia e ser lembrada pelos meios de comunicação.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 13/04/2023
Reeditado em 13/04/2023
Código do texto: T7762289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.