PALAVRA BEM ESTRANHA, PARA DEFINIR O ÓBVIO... 15h14min.

Estou “impedido” de sair de casa, estão novamente consertando a rua que moro a 51 anos, aliás, quando para aqui nos mudamos, - 1972 – pagamos para URBS, o anti - pô

Cujo Diretor da mesma, na época foi nosso saudoso amigo Dr. Napoleão Araujo, não faz muito tempo foi feito o asfalto, porém, de baixa qualidade, e volta e meia estão consertando, principalmente depois que ônibus fez aqui seu ponto final...

Mas, vamos ao ponto, que é o objetivo de nossa singela crônica. A palavra arcabouço fiscal*, quase não se ouvia falar “nela”, mas, novo Ministro da Fazenda, que foi candidato, que perdeu as eleições para Bolsonaro, Haddad, “apregoa” que fez um curso “relâmpagos” de economia, dois meses, que convenhamos é muito pouco, para comandar uma área tão complexa, mas, quem sabe, um milagre aconteça...

A nossa triste realidade, é que, o em breve completará o espantoso valor de 6 trilhões de reais, de sua dívida pública, isto é, está gastando mais do que arrecada, em razão disto para cobrir e ralar este “rombo”, vende títulos desta dívida, isto certamente vira uma bola de neve, pois vai aumentando cada vez. É preciso, urgentemente, gastar menos, do que se arrecada, aliás, até não sei em que governo isto começou, o então presidente Dutra, - 45/50 – indicado por Getúlio, entregou no fim de seu mandato, as contas em dia, até mesmo com superávit primário. O mesmo ocorreu, “no Tesouro Nacional e o Banco Central, apresentaram, - 29 de novembro de 2023 – superávit de 316bilhões e 900, milhões de reais”. Pois o Ministro Paulo Guedes, foi um “mago” das finanças.

Seria, em razão da construção de Brasília, no governo JK? Não sei. Porém, a macro economia, é como a micro economia, se uma família, se gastar mais do ganha, passa a pagar juros, no cartão de crédito e no cheque especial, e isto pode se transformar numa agonia sem fim.

Ao mesmo tempo a palavra arcabouço fiscal, faz nos lembrar de calabouço, do célebre romance do Conde de Monte Cristo, que conta as agruras deste conde preso, e milagrosamente escapa da masmorra, tomando um lugar de um condenado, que morre e é jogado no mar, um pouco depois que é jogado, com uma faca corta o saco que estava envolvido e consegue ganhar a sua liberdade, reaparecendo para se vingar de seus inimigos...

... As vezes tenho ideias, que jamais serão colocadas em prática, mesmo que seja para o bem do Brasil, senão vejamos: pessoas que ocupam cargos de destaque em todos os níveis do governo, sempre tiveram uma ótima remuneração, superiores a inciativa privada, certamente durante estes anos, aplicou o excedente em algum tipo de rendimentos, para terem uma velhice tranquila... E, assim sendo, porque não se aposentarem com o teto máximo do INSS, que hoje está em torno de 7.500 reais? Isto são ideias utópicas, pois são “direitos adquiridos” ... 15h54min.

*Na prática, arcabouço fiscal é um conjunto de regras, que têm por objetivo evitar descontrole das contas pública”.

Curitiba, 13 de abril de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespitas.iste walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/04/2023
Reeditado em 14/04/2023
Código do texto: T7763262
Classificação de conteúdo: seguro